CNH Digital deve estar disponível para todos os cidadãos até este mês

Agora, a carteira de motorista poderá estar presente no celular de cada condutor, dispensando o uso do documento em papel

 

A Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e), lançada oficialmente em 2017, estará disponível para todos os cidadãos até este mês de fevereiro, porém é opcional. Os motoristas de Goiás foram os primeiros do país a contar com o documento, que visa proporcionar maior mobilidade, praticidade e comodidade aos condutores.

“O Brasil já inovou antes com a urna eletrônica. Com a CNH digital, o governo dá sua visão sobre a tecnologia como ferramenta de inclusão”, disse o ministro das Cidades, Bruno Araújo.

Agora, a carteira de motorista poderá estar presente no celular de cada condutor, dispensando o uso do documento em papel, pois terá o mesmo valor jurídico do impresso, com o diferencial da praticidade e segurança. Vale ressaltar que a CNH-e só poderá ser emitida para quem já possui carteira de habilitação impressa com QR Code, ou seja, no formato atual. Quem tem a versão antiga, precisará renovar a impressa para depois solicitar a digital.

Para garantir o acesso, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa de tecnologia da informação do governo, desenvolveu um aplicativo (app) específico para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que será disponibilizado para os principais sistemas operacionais. Futuramente, o condutor também poderá conferir a sua pontuação de infrações, ser avisado quando a CNH estiver para vencer e saber sobre campanhas de trânsito.

Caso o motorista perca o smartphone e necessite bloquear o aparelho para impedir o uso de sua conta e acesso ao seu documento, basta acessar o portal de serviços do Denatran e solicitar o bloqueio: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br.

Segundo a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, a CNH-e é um marco do ponto de vista tecnológico: “Representa segurança, inovação e comodidade aos cidadãos”, afirmou.

Já o diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, ressaltou que a carteira de motorista está se aperfeiçoando e ficando cada vez mais segura. “O novo sistema vai permitir conferir a foto. Qualquer setor da sociedade poderá ter acesso à comprovação dos dados”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *