Começam as inscrições para vagas remanescentes do Prouni

(Photo by Sean Gallup/Getty Images)

O estudante pré-selecionados para o Fies tem até segunda-feira (7) para fazer a inscrição

 

O prazo de inscrições para o processo seletivo de vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2017 teve início na segunda-feira, dia 31 de julho. O período termina em 25 de agosto, uma sexta-feira, pelo site http://prouniportal.mec.gov.br, para o interessado que não estiver matriculado em instituição de ensino superior.

Para os estudantes já matriculados, o prazo para dar início ao processo é 30 de outubro. No total, há 77 mil bolsas remanescentes das 147.492 ofertadas na chamada regular referente ao segundo semestre deste ano, em 1.076 universidades.

Para participar do programa o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas, além de não ter zerado a redação. O aluno também não pode ter diploma de curso superior. Professores da rede pública de educação básica, no efetivo exercício do magistério e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, também podem se inscrever para cursos de licenciatura, independentemente da renda.

Vale ressaltar que a conclusão da inscrição assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa, estando a sua concessão condicionada à comprovação de atendimento dos requisitos legais e regulamentares do Prouni.

O Prouni é um programa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), que concede bolsas de estudo, integrais e parciais (de 50%), para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições particulares de educação superior. Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

No primeiro semestre de 2017, foram ofertadas 214.110 bolsas pelo programa, sendo 103.719 integrais e 110.391 parciais.

Fies

O estudante pré-selecionado para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste segundo semestre do ano trem até segunda-feira, dia 7 de agosto, para fazer a inscrição no SisFies. A lista com os resultados foi divulgada na segunda-feira, dia 31 de julho, pelo Ministério da Educação e pode ser conferida no link: http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/selecao.

Serão oferecidos 75 mil contratos de financiamento de cursos de ensino superior em faculdades particulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *