Corrida de São Silvestre acontece neste domingo (31)

São Paulo- SP- Brasil- 31/12/2016- 92ª Corrida Internacional de São Silvestre. Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

A Corrida Internacional de São Silvestre, uma das mais tradicionais provas de rua do mundo, chegará a sua 93ª edição consecutiva no dia 31 de dezembro, domingo, véspera do Ano Novo. A largada será às 09h00, em frente ao Museu de arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista (SP).

A prova possui um percurso de 15 km que passa por alguns dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo, como a Avenida Dr. Arnaldo, o estádio do Pacaembu, a Praça da República e o centro antigo. O trajeto é técnico, com muitas descidas e subidas. O mapa do percurso atual está disponível no site oficial da prova: www.saosilvestre.com.br.

Idealizada pelo jornalista Cásper Líbero em 1924, foi promovida até mesmo durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e na Segunda Guerra Mundial. Trata-se de uma prova mista desde 1975, quando começou a participação oficial das mulheres. Entre 1925 (ano de sua criação) e 1944, foi disputada somente por brasileiros.

O maior vencedor – e também recordista – da prova é o queniano Paul Tergat com cinco vitórias. Já entre as mulheres, aparece a portuguesa Rosa Mota com seis vitórias. Entre os brasileiros, o título fica com Marílson Gomes dos Santos, que possui três pódios.

Origem do nome

Natural de Roma, São Silvestre foi papa e governou a Igreja Católica de 314 a 355 d.C, ano em que morreu, exatamente no dia 31 de dezembro, data de realização da Corrida de São Silvestre. A Igreja Católica escolheu esta data para canonizá-lo.

Quem foi Cásper Líbero

O jornalista Cásper Líbero, idealizador da Corrida de São Silvestre e criador de um grupo de comunicação pioneiro no Brasil, nasceu em Bragança Paulista (SP), no dia 2 de março de 1889.

Formado em Direito, Cásper Líbero também ocupou cargos públicos, sendo procurador da Fazenda Nacional, em Mato Grosso, mas dedicou sua vida ao jornalismo, tendo trabalhado em diversos jornais renomados, muitos criados por ele, além de rádio e TV.

Leul Gebresilase Aleme (Etiópia) vence a corrida de 2016 na categoria masculino

São Paulo- SP- Brasil- 31/12/2016- 92ª Corrida Internacional de São Silvestre. Na foto, o competidor Leul Gebresilase Aleme (Etiópia), vencedor na categoria masculino. Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

 

 

Fotos: Paulo Pinto/Fotos Públicas (www.fotospublicas.com)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *