Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado neste domingo (10)

Dia Internacional dos Direitos Humanos será comemorado no domingo (10 de dezembro)

Segundo o RDH 2016, o Brasil se manteve em 79º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

 

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado em 10 de dezembro, próximo domingo. A data foi instituída em 1950, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Dois anos antes, em 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) adotou, em Paris, na França, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que contém 30 artigos. Com esse ato, mais do que celebrar, a ONU visa destacar o longo caminho a ser percorrido na efetivação dos itens da declaração, buscando a garantia efetiva dos direitos humanos (a todos os povos e nações) que requer vigilância contínua e participação coletiva.

A Assembleia Geral proclamou a declaração “como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforcem, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição”.

O documento resume os direitos básicos que garantem uma vida digna para todos os habitantes do mundo (liberdade, educação, saúde, cultura, informação, alimentação e moradia adequadas, respeito, não discriminação, entre outros). Assim, a declaração serve de guia para as condutas de governos e cidadãos.

Segundo o Relatório do Desenvolvimento Humano (RDH) 2016 – intitulado “Desenvolvimento humano para todos” e divulgado neste ano –, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil se manteve no 79º lugar, com 0,754, no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que abrange 188 países reconhecidos pela ONU. O IDH é anual e verifica indicadores de renda, saúde e educação.

Direitos humanos são os direitos (civis, políticos, econômicos, sociais e culturais) básicos de todos os seres humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU ressalta que: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

 

 

Foto: Ilustrativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *