Enem começa neste domingo (5)

Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado neste domingo, dia 5 de novembro, e no dia 12, também um domingo, para 6,7 milhões de candidatos de todo o país. As inscrições aconteceram de 8 a 19 de maio de 2017. O gabarito oficial será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 16 de novembro e o resultado do exame com as notas, em 19 de janeiro de 2018.

Em todos os estados, os portões de acesso para realização das provas serão abertos às 12h00 (horário de Brasília) e fechados uma hora depois, às 13h00, quando não será mais permitida a entrada dos estudantes. As provas terão início às 13h30. É importante ficar atento às diferenças de fuso horário com relação a Brasília e dos vários estados que estão no horário de verão, ou seja, com relógios adiantados em uma hora.

A nota do Enem pode ser usada para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas em instituições privadas; e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o qual oferta cursos de educação profissional e tecnológica. O exame é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Vale lembrar que o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram mudanças para o Enem que passam a valer já a partir deste ano.

Principais mudanças

Datas: o Enem passa a ser aplicado em dois domingos seguidos, e não mais em um único fim de semana.

Redação: a redação será realizada no primeiro domingo de prova, juntamente com as disciplinas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de cinco horas e trinta minutos. No segundo e último domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com quatro horas e trinta minutos de duração. Para a redação, o candidato contará com três textos sobre um tema em evidência, que pode se referir a problemas sociais, culturais ou políticos da atualidade.

Certificação: o Enem não valerá mais para obtenção do certificado do Ensino Médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

Segurança: participantes terão cadernos de questões personalizados, identificados com seu nome e número de inscrição, juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, também com nome e inscrição.

Demais informações sobre o Enem 2017 podem ser encontradas no site do Inep: https://enem.inep.gov.br.

 

 

Foto: Ilustrativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *