Importância da alimentação saudável durante o tratamento do câncer

salada-620x325

Uma alimentação saudável proporciona uma série de benefícios para as pessoas, como, por exemplo, a melhora do sistema imunológico, da qualidade de sono, no trânsito intestinal, no humor, da capacidade de concentração e até mesmo a perda de peso.

Para uma alimentação saudável é necessário priorizar alguns carboidratos complexos como pães integrais, arroz e massas integrais. Fontes de gorduras insaturadas devem ser ingeridas em maior quantidade, como as oleaginosas, o azeite, abacate, salmão e a chia. Quanto às proteínas, priorizar as versões magras: peixes, aves, carnes vermelhas com pouca gordura e aquelas de origem vegetal, como feijão, lentilhas e ervilhas.

O nutricionista, durante o tratamento do câncer, é responsável por assegurar uma ingestão alimentar adequada, de acordo com as necessidades nutricionais do paciente, orientando a dieta e monitorando o peso, para assim evitar a desnutrição. Esse acompanhamento tende a melhorar a qualidade de vida do indivíduo e reduzir as complicações vindas do tratamento de quimioterapia ou radioterapia.

Em caso de diagnóstico de câncer, conheça o Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC) que tem como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida a pacientes maiores de 18 anos, por meio de atendimentos e benefícios. Para conhecer mais sobre o trabalho da entidade, envie um e-mail para contato@gapc.org.br ou acesse a fanpage www.facebook.com/grupogapc. O GAPC está localizado na Avenida Rui Barbosa, 164, Centro de São José dos Campos. Telefone: (12) 3921-2001.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *