Jogos Paralímpicos Rio 2016 começam na quarta-feira (7) com 27 mineiros

epa03384965 Terezinha Guilhermina of Brazil reacts after winning gold in the Women's 100m -T11 final at the Olympic Stadium during the London 2012 Paralympic Games, London, Britain, 05 September 2012. Guilhermina won the gold medal.  EPA/KERIM OKTEN

Os brasileiros têm poucos dias para descansar sua torcida. Após o fim dos Jogos Olímpicos Rio 2016, já está chegando o dia da abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A competição começa na próxima quarta-feira, dia 7 de setembro, e vai até dia 18 de setembro, no Rio de Janeiro, com 4.350 atletas de 176 países, que vão disputar 23 modalidades esportivas.

O Brasil terá nesta edição sua maior delegação na história das Paralimpíadas. Serão 279 atletas, sendo 181 homens e 98 mulheres; 23 acompanhantes (atletas-guias, calheiros e goleiros); e 195 profissionais técnicos, administrativos e de saúde. Fazem parte dessa equipe 27 representantes do Estado de Minas Gerais: 17 atletas, nove técnicos e um auxiliar técnico.

Atletismo é a modalidade com maior número de mineiros participantes. O destaque da modalidade é a tricampeã paralímpica Terezinha Guilhermina, que foi oito vezes campeã mundial e nove vezes campeã parapan-americana. Ela nasceu em Betim. Também fazem parte da equipe: Izabela Silva Campos, José Humberto Rodrigues, Poliana Fátima Sousa de Jesus, Raissa Rocha Machado, Mauro Evaristo de Sousa e Rodrigo Parreira da Silva. Os técnicos são Cássio Henrique Damião e Higor Fiorine.

A bocha tem José Carlos das Chagas de Oliveira, medalhista de ouro no Parapan de Toronto 2015. Com ele estão os técnicos Glênio Fernandes Leite e Janaína Pessato Jerônimo, além do auxiliar técnico Nivaldo Batista Vital.

Deanne Silva de Almeida integra a seleção brasileira no judô. Na natação, há três representantes mineiros: Ruan Felipe Lima de Souza, Ruiter Antônio Gonçalves Silva e o técnico Alexandre Silva Vieira.

Davi Rodrigues Coimbra de Abreu e o técnico Rafael Botelho Gouveia estarão no rúgbi em cadeira de rodas. No tênis em cadeira de rodas, os paratletas Daniel Alves Rodrigues e Rafael Medeiros Gomes integram a delegação brasileira, bem como os técnicos Léo Butija e Raphael Oliveira de Moraes.

Nas competições de vôlei sentado Minas terá Janaína Petit. E os atletas de vela adaptada completam a delegação mineira das Paralimpíadas 2016: Antônio Marcos do Carmo e José Maria Gonçalves de Abreu, além do técnico de tiro com arco, André Xavier Mineiro Álvares.

Minas também contará com atletas que não nasceram no estado, porém são vinculados a clubes de Minas Gerais. São eles: Guilherme Batista e Mariana Ribeiro, da natação; e Guilherme Camargo e Júlio Braz, no rúgbi em cadeira de rodas.

Todas as informações dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 estão disponíveis em: www.rio2016.com.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *