Publicado edital do concurso público da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Inscrições serão realizadas entre 26 de fevereiro e 8 de março

São mais de 16 mil vagas, distribuídas entre 848 municípios mineiros, abrangendo todas as 47 superintendências regionais de ensino

 

O edital de abertura do concurso público da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) foi publicado no dia 28 de dezembro de 2017, quinta-feira, no Diário Oficial de Minas Gerais. O certame, autorizado em novembro pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), possui 16 mil vagas para o cargo de professor de Educação Básica de diversas disciplinas e tem 700 oportunidades para especialista em Educação Básica.

As vagas abrangem todas as 47 superintendências regionais de ensino de Minas Gerais. Os conscursados irão ocupar vagas hoje preenchidas por meio do sistema de designações.

As inscrições para o concurso público devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.fumarc.com.br, a partir das 09h00 do dia 26 de fevereiro de 2018 até às 23h59 do dia 8 de março. Para requerer a isenção da taxa, que custa R$ 70,00, o candidato precisa acessar o mesmo endereço eletrônico entre os dias 22 (segunda-feira) e 26 (sexta-feira) de janeiro.

A aplicação das provas objetivas deve acontecer em 8 de abril de 2018. Os exames vão contar com 60 questões de Língua Portuguesa, Matemática, conhecimentos didático-pedagógicos e conhecimentos específicos.

O Governo do Estado de Minas Gerais quer criar um quadro estável na Educação, com a maioria dos servidores em cargos efetivos até o final da gestão. “Para isso, é preciso realizarmos um novo concurso, apesar de já termos nomeado mais de 50 mil servidores, para todas as carreiras, ao longo desses três anos. O foco desse novo concurso é exclusivamente a escola, a sala de aula e o processo de ensino e aprendizagem. Como bem sabemos, é muito difícil desenvolver bons projetos educativos e processos eficientes de ensino e aprendizagem tendo que dispensar, a cada ano, cerca de 60% dos professores e depois recontratá-los por meio de designação”, disse o subsecretário de Gestão de Recursos Humanos, Antonio David de Sousa Junior.

A carga horária das vagas do concurso varia de acordo com a realidade das escolas estaduais. “Aplicamos uma metodologia para levantamento das vagas ofertadas que compreende as diferentes realidades de nossas escolas. Assim, a maioria absoluta das vagas ofertadas no edital tem carga horária de 12 a 16h/a semanais de regência, mas há vagas ofertadas na faixa de 10 a 11 h/a e, ainda, aproximadamente 25% das vagas no corte de 5 até 9 h/a semanais”, explicou o subsecretário.

Os concursados para as vagas de especialista em Educação Básica poderão atuar como orientadores educacionais, supervisores ou coordenadores pedagógicos. Já os cargos de professor de Educação Básica abrangem várias disciplinas, como História, Geografia, Química e Física. Especificamente para esta carreira, as 16 mil vagas estão distribuídas entre 848 municípios mineiros, sendo que 852 municípios contam com escolas estaduais.

O edital de abertura do concurso público da Secretaria de Estado de Educação de Minas pode ser consultado no link: http://jornal.iof.mg.gov.br/xmlui/handle/123456789/193185.

 

 

Foto: Ilustrativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *