Padaria Trigo Mineiro conta a história do trigo, que existe há mais 10 mil anos a.C.

Já te falaram da Padaria Trigo Mineiro? Ela é especial até no nome. No nome? Sim. E tudo começa no trigo. Bom, vamos contar a história deste grão, de onde ele veio, por onde passou e quando chegou aqui em forma de pão.

Para começar vamos ver a origem da palavra trigo. Ela vem do latim triticum (o que se tritura). Mas há quem diga que a palavra trigo venha do grego trigó, que significa recolher os frutos maduros da terra. Agora, interessante, mesmo, é de onde veio o trigo.

Acredita-se que o trigo seja o produto de um cruzamento de três espécies diferentes de ervas, e isso pode ter acontecido cerca de 10.000 anos antes de Cristo. Algumas pesquisas mostram que o grão de trigo vem sendo usado há milhares de anos para alimentar humanos. O trigo foi encontrado em poços perto de acampamentos humanos há mais de 8 mil anos. Mas os egípcios foram os primeiros a produzir pães com levedura, provavelmente por acidente, quando cerveja (isso mesmo) foi usada para misturar a massa em vez de água. Estes egípcios foram ainda os primeiros a utilizar o forno de pão. No famoso Museu Britânico, em Londres, pode-se ver pães reais que foram feitos e assados no Egito há mais de 5.000 anos.

Por volta de 200 antes de Cristo, os romanos começam a usar força animal para moer o trigo, assim como peneiras para produzir farinha mais fina e fornos de assar melhorados. Moinhos de vento substituem os animais, na moagem do trigo, só no século 12 da nossa era, e aparecem primeiro na Síria, França e Inglaterra. Entre os séculos 15 e 17, à medida que as populações cresciam, a fabricação de pão se estabelecia firmemente como um negócio e um comércio. No Brasil a primeira padaria surge na capital do país, Rio de Janeiro, em 1835.

Hoje temos padarias modernas, com alta tecnologia e muito higiênicas. E aqui, em Extrema, esta história de sabor e atendimento continua sendo contada na Padaria Trigo Mineiro. Confira. Rua Hélio Pedroso de Alvarenga, 18, Jardim São Cristóvão. Padaria Trigo Mineiro. Qualidade Pura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *