Secretaria de Saúde faz pesagem dos beneficiários do Bolsa Família até sexta-feira (22)

GEDSC DIGITAL CAMERA

Caso a condicionalidade da saúde não seja cumprida, o recurso pode ser bloqueado ou até cancelado

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Extrema está fazendo a pesagem do Bolsa Família, programa de transferência de renda do governo federal. Todas as famílias beneficiárias da ação possuem uma condicionalidade a ser cumprida na saúde, que é a pesagem semestral, além de apresentar a carteira de vacinação para atualização, caso necessário.

As famílias devem procurar a unidade do Programa Saúde da Família (PSF) mais perto de sua casa para realizar a pesagem, das 08h00 às 11h30 e das 13h00 às 16h30, de segunda a quinta-feira, e das 08h00 às 12h00, na sexta-feira. Não é necessário agendar o atendimento.

O prazo final para o processo é dia 22 de dezembro, próxima sexta-feira. Contudo, se alguém perder o prazo, pode procurar a unidade até dia 29, porém corre o risco de não ser possível realizar o lançamento dos dados no sistema, informando o Ministério da Saúde da pesagem.

Vale ressaltar que não são todos os membros da família que precisam se pesar. A obrigatoriedade é válida para: todas as crianças de zero a sete anos incompletos; mulheres dos 14 aos 44 anos; e todas as gestantes que participam do programa, independentemente da idade.

“Hoje o município está com uma meta de pesagem muito abaixo do esperado, 30%, sendo que a nossa meta é 80%. O impacto não é diretamente só para o município, mas para as famílias que recebem o benefício, porque uma vez que ela não cumpre com a condição, o recurso pode ser bloqueado até que ela regularize a informação ou até mesmo cancelado”, alertou a coordenadora do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), Giovanna Lemos Sarto.

Para a família ter direito ao recurso e continuar recebendo o benefício, ela precisa, além de fazer a pesagem e apresentar a carteira de vacinação, manter as crianças na escola (condicionalidade da educação).

 

 

Foto: Osmar Paulino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *