Cartório Eleitoral de Extrema faz recadastramento biométrico

Chefe do Cartório Eleitoral de Extrema, Delmario Soares Souto

O recadastramento biométrico já teve início em Extrema. Desde o dia 6 de março, o Cartório Eleitoral do município está recebendo os eleitores, mas ainda não há data limite para o recadastramento, pois o procedimento não é obrigatório, porém irá agilizar a implementação do novo processo de votação.

“Vai chegar um período que o recadastramento biométrico será obrigatório, provavelmente antes das próximas eleições municipais de 2020. Então, quem fizer o procedimento mais rápido, melhor. Com a obrigatoriedade, quem não realizar o recadastramento terá o título de eleitor cancelado”, explicou o chefe do Cartório Eleitoral de Extrema, Delmario S. Souto.

Para fazer o recadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar um documento com foto e comprovante de endereço em nome do interessado ou em nome de algum parente, desde que ele comprove o grau de parentesco por documento válido. “Comprovante de endereço não é somente conta de água ou luz. Existem outros meios para comprovação”, orientou Delmario Souto.

Segue lista de documentos que podem ser apresentados no cartório para comprovar endereço: contas de água, luz, telefone fixo e celular; boletos de pagamentos; fatura de cartão de crédito; nota fiscal de compras; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada por empresa do município; contracheque ou holerite; cartão de vacina de filhos com todos os dados preenchidos; declaração de creche/escolas/faculdade que estuda ou que tenha filhos estudando; contrato de aluguel com reconhecimento de firma do locador; correspondência de empresas ou bancos.

Segundo o chefe do cartório eleitoral de Extrema, ainda não há uma estimativa concreta de quando o voto por biometria será realizado em Extrema. No entanto, sabe-se que, em 2018, as eleições serão mistas, ou seja, com e sem a identificação por biometria. “Provavelmente, em 2020, as eleições em Extrema sejam 100% com voto pelo sistema biométrico, provavelmente”, comentou.

O recadastramento biométrico está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o Brasil, para dar mais segurança à identificação do eleitor, garantindo que uma pessoa não possa votar no lugar de outra. O procedimento serve para identificar o eleitor por meio da impressão digital, além da fotografia, habilitando-o para o voto após o seu reconhecimento.

O atendimento para o recadastramento deve ser feito após agendamento pelo telefone 148 ou no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). Para mais informações entre em contato com o cartório no telefone (35) 3435-2015. O Cartório Eleitoral de Extrema fica na Rua Tiradentes, 175, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12h00 às 18h00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *