Casal percorre América com barraca montada em cima de caminhonete

Toyota Hilux adaptada com barraca, cozinha e banheiro

Junior e Cristiane, do Terra Viagem, preparam suas refeições na cozinha construída na caçamba da Toyota Hilux

 

Um casal do interior de São Paulo fez uma volta ao mundo em 2014, passando por países de primeiro mundo, do velho mundo e até países da Ásia como Índia, Tailândia, Vietnã, Indonésia e Hong Kong. Após a chegada dessa volta ao mundo, Junior Contesini, de 40 anos, e sua esposa Cristiane Oliveira Contesini, de 33 anos, decidiram sair para uma nova aventura: percorrer as Américas vivendo literalmente dentro de uma Toyota Hilux. Eles ficaram dois anos e meio se preparando para a viagem e, agora, dormem em uma barraca no teto do veículo e preparam suas refeições na cozinha que construíram na caçamba da caminhonete. O projeto ganhou, inclusive, um nome, Terra Viagem, e páginas na internet.

“Com uma mochila nas costas e muita vontade de saber o tamanho de nosso planeta, passamos por muitos países. Conhecemos pessoas que viajavam ao redor do mundo com uma barraca automotiva (uma barraca de camping presa ao teto de um carro) e, então, vislumbrados com a novidade, nos preparamos para mais uma aventura. Durante dois anos e meio, nos preparamos para essa expedição, com projetos, rotas e a aquisição de equipamentos. Foi realmente a construção de uma célula de sobrevivência em nossa Toyota Hilux, onde construímos um armário em nossa caçamba, com cozinha, fogão, geladeira, despensa, guarda-roupas, chuveiro, banheiro, caixa d´agua, baterias extras, energia elétrica, etc. E ainda adesivamos todo o veículo com a logomarca Terra Viagem”, contou Junior Contesini para a Gazeta da Cidade.

Além de conhecer as Américas, o objetivo do casal é incentivar o brasileiro a visitar outros países, mesmo que não falem outra língua. “Somos um casal de caipiras que já deu uma volta completa no planeta e agora está percorrendo as Américas de carro, sem falarmos inglês ou espanhol. Não estamos incentivando as pessoas a não aprenderem a falar outras línguas, muito pelo contrário, porque é muito importante e crucial nos dias de hoje. Mas a falta disso não impede você de realizar um sonho de viagem”, comentaram. “Como fazemos quando não entendemos ou não nos entendem? Usamos aplicativos de tradução no celular e também a boa e velha mímica. Nos divertimos muito com isso e vamos aos poucos aprendendo a língua”, completaram.

Junior e Cristiane nasceram em Bragança Paulista (SP) e há muitos anos moram em Jarinu (SP), onde trabalham como corretores de imóveis em sua própria imobiliária. A bordo da Toyota Hilux, o casal já passou por todo o Paraguai, o litoral do Uruguai e pelo local conhecido mundialmente como o “Fim do Mundo”, Ushuaia, a cidade mais ao sul do planeta. No momento da entrevista, eles estavam em Bariloche, na Argentina, se preparando para entrar no quarto país da expedição, o Chile.

“Paraguai é um país maravilhoso e não se resume à Ciudad del Este como muitos pensam. Existem cidades maravilhosas e muita cultura por lá. Conhecemos também todo o litoral do Uruguai, desde Punta del Diablo, onde acampávamos na praia, até Colonia del Sacramento, onde atravessamos o Rio de la Plata e chegamos a Buenos Aires. Da capital descemos sentido Ushuaia, e pegamos tempestades de neve e temperaturas abaixo de zero. No meio desse caminho, fomos presenciando toda a flora e a fauna da Patagônia Argentina, inclusive tivemos o prazer de ver mais de quarenta baleias na Península Valdés! Após atingir o extremo sul das Américas, começamos a subir rumo ao norte”.

A viagem é documentada pelo casal por meio de vídeos postados no Youtube. “Os vídeos têm muita qualidade de conteúdo, imagens e edição. Gravamos por onde passamos com equipamentos de última geração, inclusive com tomadas aéreas feitas com drone. Todas as redes sociais, principalmente o nosso canal no Youtube, mostram como é o nosso dia a dia, os lugares por onde estamos passando, curiosidades, gastronomia e cultura local, conhecimentos gerais sobre aquele país, também falamos os preços de tudo, desde alimentação, passeios e até o preço da gasolina. Apresentamos tudo, sempre regado a uma boa dose de humor”.

“Mediante nosso foco em transmitir diariamente momentos de entretenimento e prazer aos brasileiros que nos assistem, nossa principal meta no momento é conseguir o apoio de empresas que queiram patrocinar o Terra Viagem. Temos plena convicção que conseguiremos essa ajuda, esse apoio de uma empresa amiga e parceira e, assim, poderemos gerar mais conteúdos e de mais qualidade ainda para os quase 30 mil brasileiros que já nos acompanham (e crescendo sem parar)”, destacou Junior Contesini.

O casal também falou sobre os prós e contras dessa grande viagem. “Os prós são inúmeros, desde o prazer de dirigir em estradas desconhecidas, com paisagens incríveis, e conhecer lugares inóspitos; a tranquilidade do tempo, pois nós fazemos o nosso tempo; conhecer a fundo a maior obra de Deus: o ser humano, em suas várias faces de culturas, tão diferentes e tão iguais ao mesmo tempo, sendo que pessoas maravilhosas passaram por nosso caminho, das quais jamais nos esqueceremos; mas o principal é a sensação única de “extrema liberdade”, sensação esta que eleva nossa essência e nossa alma a cada nascer do sol”.

“Os contras também são inúmeros, porém, ao longo do tempo, vamos nos adaptando. São muitas horas de estrada, por muitas vezes desertas; montar e desmontar acampamento quase diariamente, às vezes embaixo de chuva, neve e muito, mas muito frio. Mas tudo isso viemos preparados para sentir e enfrentar. O contra mais difícil de administrar em uma viagem dessas é a dor causada por um tal sentimento chamado saudades. Por mais que a tecnologia de hoje nos permita falar com nossa família quase que diariamente, a saudade é o principal contra em uma longa viagem como essa”, contaram.

Uma das perguntas mais frequentes que o casal recebe – e a Gazeta da Cidade também quis saber – é: Como Junior e Cristiane se mantêm financeiramente para realizar uma expedição longa como essa?

“E se você, leitor, também quer saber como fazemos, inscreva-se em nosso canal, pois estamos prestes a contar em vídeo como nós estamos fazendo, e você verá que também pode realizar uma viagem dessas e ainda ganhar dinheiro na estrada para ajudar nas custas mensais. Viaje de carona com a gente”.

O canal do Terra Viagem é: www.youtube.com/terraviagembr. O casal também mantém o Facebook (www.facebook.com/terraviagembr) e Instagram (www.instagram.com/terraviagem) atualizados. Para mais informações, envie um e-mail para: contesini.brazil@gmail.com.

  • Cristiane Oliveira Contesini e seu esposo Junior Contesini
  • Junior ao lado de sua “casa”
  • Cristiane mostra neve que cobriu caminhonete do Terra Viagem

 

 

Fotos: Terra Viagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *