Extrema é a grande arena do Duelo de Motos

Pista no Parque de Eventos foi construída especialmente para o duelo, com 7 mil toneladas de terra

Pilotos do Brasil e exterior participam do evento que será transmitido ao vivo pela Rede Globo

 

O primeiro fim de semana de janeiro será emocionante para os fãs do Motocross Estilo Livre. Entre os dias 4 e 7 de janeiro, desembarcam em Extrema pilotos do Brasil e exterior para a 4ª edição do Duelo de Motos, um evento da Secretaria de Esportes em parceria com a Rede Globo. A competição, a maior dedicada à modalidade no país, será transmitida ao vivo pela SporTV (sábado, 6 – Classificatórias) e no Esporte Espetacular (TV Globo – domingo, 7 – grande final). O Parque de Eventos será a grande arena do Duelo de Motos, com uma pista construída especialmente para a competição, com aproximadamente sete mil toneladas de terra. As provas e treinos terão início às 09h00 e a entrada será franca.

Na última quinta-feira, dia 4 de janeiro, o prefeito de Extrema, João Batista da Silva, visitou a área de treinos do Duelo de Motos, no Parque de Eventos. Entre os obstáculos disponíveis para os oito pilotos convidados – Claudio Rocha (Fortaleza/CE), Diego Djamdjian (São Paulo/SP), Fred Kyrillos (São Paulo/SP), Gilmar “Joaninha” Flores (Sinop/MT), Javier Villegas (Chile), Jonilson “Kiko” Silva (Boa Vista/RR), Marcelo Simões (Tupã/SP) e Nicolas Ferreira (Coxim/MG), há destaque para a novidade da edição: um salto de 30 metros de distância, inédito em competições nacionais. Além disso, outros cinco saltos regulares (23 metros) servirão de palco para algumas das mais arriscadas manobras já vistas no Brasil.

Diferentemente das competições tradicionais em chave aberta, onde cada piloto faz uma simples apresentação individual e recebe uma classificação com base em sua nota, no Duelo de Motos as competições acontecem em um sistema “homem a homem”, onde dois pilotos se enfrentam diretamente e somente o vencedor de cada embate segue para a fase seguinte. Os pilotos têm 90 segundos disponíveis para cada apresentação.

As apresentações serão avaliadas por um grupo de especialistas na modalidade. “O quadro de juízes é composto por profissionais do meio e pilotos veteranos, com anos de experiência no esporte e hoje já afastados das competições. Obviamente, os tipos de manobras, seu grau de dificuldade e a maneira como elas são executadas compõem grande parte da nota, mas a avaliação vai além disso. Detalhes como o controle do piloto sobre a motocicleta, seu posicionamento e a maneira como ele inicia e finaliza um salto, são pontos extremamente relevantes e que, considerando o alto nível técnico de todos os participantes, podem garantir um lugar no duelo final, ou não ”, explicou o árbitro e consultor técnico da prova, Guilherme Gaino.

O Duelo de Motos é uma realização OnSports, Livre Brasil – Liga Independente de Velocidade e Regularidade do Brasil.

Prefeito João Batista visita treinos do Duelo de Motos

Prefeito João Batista visita treinos do Duelo de Motos

 

 

Fotos: Divulgação e André Luiz Magalhães

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *