Inaugurado Ceim dos Tenentes

GEDSC DIGITAL CAMERA

A Prefeitura Municipal inaugurou o Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Professora Irene de Cunto Martins, localizado na Rua Batista Cardoso, 254, Bairro dos Tenentes, na noite de sexta-feira, dia 10 de novembro. A unidade escolar atenderá 300 alunos em 1.200 metros quadrados de construção, evitando o deslocamento para a cidade das crianças que moram no local.

“O Bairro dos Tenentes está em plena expansão e com projeções relevantes de crescimento para os próximos anos. Existem aproximadamente 200 crianças desta região que estão matriculadas nos cinco outros Ceim da cidade. A inauguração do Ceim Prof. Irene de Cunto Martins possibilitará que as famílias não precisem mais se deslocar até estes outros Ceim, proporcionando significativa melhoria na qualidade de vida não só para  as crianças, mas para toda a família, uma vez que a unidade fica numa localização estratégica no bairro”, explicou o secretário de Educação, André Koga.

Prefeito João Batista

Prefeito João Batista

O prefeito de Extrema, João Batista da Silva, reforçou que o novo Ceim acompanha o desenvolvimento da cidade e o foco da gestão na Educação. “Quando podemos conduzir a criança por anos dentro da nossa rede de ensino, o futuro desse aluno tende a ser muito diferente. Essa inauguração dá um pontapé inicial para uma grande trajetória na vida dessas famílias. Além disso, uma criança no Ceim proporciona para sua mãe mais tranquilidade e oportunidade de emprego, com uma renda a mais para ajudar em casa, e um futuro digno e muito mais pujante para a criança”, afirmou.

Para o secretário de Educação, mais do que oferecer vagas nas unidades escolares, é preciso oferecer as vagas com qualidade. “O olhar não pode ser somente em termos quantitativos, mas prioritariamente qualitativos. Existe um limite de número de crianças a serem inseridas por sala de acordo com recomendações do Ministério da Educação (MEC) e esse limite deve ser respeitado visando a garantia da saúde física, psíquica e social das crianças. A inauguração deste Ceim possibilitará que todas as crianças da região do Bairro dos Tenentes sejam transferidas para o bairro, permitindo que haja uma readequação nos outros cinco Ceim da cidade e aí possam ser ofertadas novas vagas com qualidade para diversos outros locais, para quem está aguardando”.

As aulas no novo Ceim terão início na próxima quinta-feira, dia 16 de novembro, para alunos de zero a três anos. De acordo com André Koga, os alunos da pré-escola (quatro e cinco anos, que é uma fase escolar obrigatória) já estão todos matriculados nas outras unidades escolares. “Essas crianças estão sendo cadastradas e matriculadas para a nova unidade, porém iniciarão em janeiro de 2018, devido ao fato de estarem passando por processo de avaliação de encerramento de ano onde estão estudando atualmente”, esclareceu.

Secretário de Educação André Koga

Secretário de Educação André Koga

“É uma honra para nós poder entregar mais um presente para a população. Reforço a palavra “presente”, pois não estamos entregando somente uma obra, estamos entregando por meio desta obra qualidade de vida para a população, reforçando a prioridade da gestão municipal que é a valorização das pessoas”, ressaltou o secretário de Educação.

O Ceim possui quadra coberta, playground com gramado, 10 salas – entre Pré-Escola I e II, Maternal I e II, Minimaternal I e II e Berçário I e II -, banheiros adaptados para crianças portadoras de necessidades especiais, brinquedoteca, rouparia, lactário, oficina, secretaria, sala de psicologia e orientação pedagógica, cozinha e parte administrativa.

Está é a 17ª unidade escolar de Extrema, que possui oito escolas de ensino fundamental, duas escolas municipais de ensino em tempo integral (Emeti) e sete centros de educação infantil municipal. São 6.900 alunos e aproximadamente 900 servidores no departamento.

Aulas no novo Ceim terão início na próxima quinta-feira (16)

Aulas no novo Ceim terão início na próxima quinta-feira (16)

 

 

Fotos: Osmar Paulino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *