Juiz Dr. Ricardo Alves Cavalcante recebe Medalha Desembargador Hélio Costa

GEDSC DIGITAL CAMERA

O juiz de Direito Dr. Ricardo Alves Cavalcante, que atuou durante quatro anos na Comarca de Extrema, entre 2013 e 2017, foi homenageado pelo Poder Judiciário com a Medalha Desembargador Hélio Costa, pelos relevantes serviços prestados ao município. A solenidade foi realizada no Salão do Tribunal do Júri do Fórum “Deputado Cristóvan Chiaradia”, na noite de quinta-feira, dia 23 de novembro. Autoridades, representantes do Ministério Público (MP), advogados, servidores da Justiça e familiares do juiz participaram da cerimônia.

“Trabalhei em Extrema com muita dedicação, meu filho frequentou a escola, frequentávamos as festas da cidade, então acabamos nos tornando cidadãos de Extrema. Eu sinto um carinho enorme pela cidade e pela população extremense”, disse Dr. Ricardo Alves Cavalcante. A Comarca de Extrema foi a primeira em que ele atuou. “É uma comarca que está em franco crescimento, e isso significa que a quantidade de serviço no Judiciário cresce frequentemente, exigindo muito de todos. A gente trabalha dia e noite para conseguir dar conta”.

Neste ano, o juiz de Direito foi transferido para a Comarca de Monte Sião (MG), após uma reorganização dos juízes substitutos no Estado de Minas Gerais, passando a Comarca de Extrema para a juíza Dra. Maria Fernanda Manfrinato Braga.

“A Comarca de Extrema é desafiadora, ela tem uma distribuição de processos muito alta, mas a equipe de trabalho é muito boa e gosta de trabalhar. O juiz Dr. Ricardo tem mérito e foi um ótimo comandante no município. Sobre a sua técnica não há nem o que discutir, e é unânime o fato de que ele é uma pessoa muito dedicada. Estou feliz em poder entregar a ele essa medalha”, disse a juíza diretora da Comarca de Extrema, Dra. Maria Fernanda Manfrinato Braga, que assumiu a comarca há cinco meses, após passar por Nova Era (MG) e Itapecerica (MG).

Para a promotora de Justiça da Comarca de Extrema, Dra. Rogéria Cristina Leme, o juiz de Direito Dr. Ricardo Alves Cavalcante demostra segurança no exercício da profissão. “Ele tem tanta sensibilidade, não é só conhecimento técnico e jurídico atualizado, ele também traz bagagem vivencial. E tem vontade de servir. Foi uma honra compartilhar de sua companhia como colega de trabalho. Dr. Ricardo é um homem íntegro que sempre colocou o Direito e a Justiça a serviço da sociedade”.

Segundo o prefeito de Extrema, João Batista da Silva, foi uma homenagem mais do que justa. “Nós sabemos de todas as dificuldades do Poder Judiciário em Extrema, mas tudo precisa ser feito com amor e a gente tem isso no Fórum desta Comarca, que presta um serviço de qualidade e acolhe a população de uma forma muito justa. Dr. Ricardo enfrentou grandes desafios no munícipio, mas deu conta do recado de forma muito profissional. O trabalho dele foi extremamente valioso para a comarca”, afirmou.

Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Edvaldo de Souza Santos Junior (Juninho da Dello), destacou que o grande diferencial do juiz é o lado humano, “que conquistou todos os colaboradores do Fórum e o respeito de todos os profissionais de Extrema. A gente torce para que o Dr. Ricardo volte para Extrema. Ele é um ser humano fantástico”.

Vale ressaltar que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no âmbito municipal estão começando a estruturar um trabalho para apresentar ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais solicitando a ampliação da estrutura do Fórum com a criação de mais uma Vara, devido ao número de processos existentes em Extrema.

  • Juiz Dr. Ricardo Alves Cavalcante e a juíza Dra. Maria Fernanda Manfrinato Braga
  • Autoridades
  • Público

 

 

Fotos: Osmar Paulino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *