PM realiza formatura de curso tático móvel e lança operações Natalina e Férias Seguras

20171211_161703

A Formatura do Curso de Radiopatrulhamento Tático Móvel e o lançamento oficial da Operação Natalina e da Operação Férias Seguras foram realizados na tarde da última segunda-feira, dia 11 de dezembro de 2017, na Praça Itália. O evento contou com a Banda de Música do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM) que executou o Hino Nacional.

Curso Tático Móvel

Os formandos receberam distintivos do curso tático móvel, que teve duração de 30 dias e 290 horas de aula, para uma turma de 30 militares, entre policiais do 59º Batalhão de Polícia Militar e dos demais batalhões da 17ª Região de Polícia Militar (RPM), sediados em cidades como Pouso Alegre, Itajubá, São Lourenço e Ouro Fino. O coordenador técnico do curso foi o 2º tenente Rafael Lopes Coimbra.

O objetivo do curso foi aprimorar, capacitar e aperfeiçoar os conhecimentos técnicos dos profissionais de segurança pública responsáveis pela execução do policiamento de radiopatrulhamento tático móvel, cujo emprego operacional tem como finalidade a prevenção e repressão à criminalidade violenta. A ação também visa trazer para as cidades que compõe a área de atuação do 59º BPM e dos demais batalhões do Sul de Minas profissionais de segurança pública ainda mais qualificados.

A solenidade contou com premiação para o primeiro colocado do curso, cabo Lucas Pires Franco, e para o militar destaque, cabo Rodolfo de Matos Gomes. Além disso, durante o evento, o 59ª Batalhão foi contemplado em sua frota com uma nova viatura para emprego no serviço tático móvel.

“Extrema sediou o curso pela primeira vez, porque hoje nós somos um batalhão, chegamos a essa categoria, e temos que estar sempre atualizados no combate ao crime de alta complexidade”, disse o comandante do 59º BPM, tenente coronel Robison de Andrade Santos.

Já o presidente da Câmara Municipal de Extrema, Edvaldo de Souza Santos Junior (Juninho), ressaltou que o treinamento movimentou a cidade. “Acredito que poderíamos ter mais cursos desse tipo no batalhão, porque com essa movimentação de policiais na cidade a sensação de segurança é muito grande”, ressaltou. “O trabalho da PM em Extrema só vem melhorando. Parabenizo os militares e ofereço o suporte do Legislativo para que a segurança seja cada vez maior”, completou Juninho.

Operações

Com a chegada de dezembro, inicia-se o período das festas natalinas e de fim de ano, juntamente com o pagamento do 13º salário, o que gera um expressivo aumento na circulação de pessoas e movimentações comerciais. No mesmo sentido, janeiro se destaca como sendo o mês mais utilizado por grande parte da população para as viagens de férias, aumentando o fluxo de turistas, bem como o número de casas sem moradores. Por isso, a PM desencadeou a Operação Natalina até dia 31 de dezembro e na sequência, em janeiro, colocará em prática a Operação Férias Seguras. Para isso contará com apoio no efetivo de alunos do Curso de Formação de Soldados, realizado em Pouso Alegre.

  • 59º BPM
  • Primeiro colocado do curso, cabo Lucas Pires Franco
  • Militares - inclusive o comandante do 59º BPM, tenente coronel Robison -, vereadores - incluindo presidente da Câmara Juninho - e o secretário de Desenvolvimento Adriano Carvalho
  • Militar destaque do curso, cabo Rodolfo de Matos Gomes
  • Entrega da chave da nova viatura da PM
  • 20171211_162933
  • 20171211_163118
  • 20171211_163236
  • 20171211_165813

 

 

Fotos: Osmar Paulino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *