Semana Global do Empreendedorismo reúne cases de sucesso

GEDSC DIGITAL CAMERA

A Semana Global do Empreendedorismo (movimento mundial) teve sua 1ª edição em Extrema na noite de quarta-feira, dia 8 de novembro, no Cine Teatro Municipal Fábio Andrade de Oliveira. O encontro, realizado pela Prefeitura Municipal de Extrema, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, contou com o depoimento de pessoas que superaram desafios e alcançaram o sucesso. O Grupo Hinode, a empresa Tembici e a Faculdade de Extrema (Faex) participaram do evento, contando suas histórias e falando sobre o empreendedorismo no país.

“A Semana Global do Empreendedorismo, criada pelo ex-ministro inglês Gordon Brown, nasceu em 2008, e rodou o mundo. No Brasil, a ação desembarcou em 2009, e vem fazendo sucesso. Agora, Extrema teve sua primeira edição do evento. Por qual motivo a gente fez isso? Porque é uma maneira dos empreendedores se encontrarem. Eles trocaram cartões, se apresentaram e conheceram pessoas. Então, o encontro proporcionou uma troca muito rica para todos”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Adriano Carvalho.

O prefeito de Extrema, João Batista da Silva, destacou a importância da iniciativa. “Tem tudo a ver com a nossa metodologia de gestão, voltada para resultados. Temos que fazer uma movimentação de todos os empreendedores porque Extrema é considerada uma cidade de oportunidades, só que hoje muitos empreendedores acabam não conversando entre si e perdendo oportunidades de negócios e de melhorar sua carreira. Assim, a gente acaba recebendo pessoas de fora para cobrir algumas demandas. O objetivo, então, é gerar uma rede grande de relacionamento e, consequentemente, de negócios. Quanto mais pessoas de Extrema estiverem envolvidas com os negócios, mais a movimentação do dinheiro ficará dentro do município”.

A diretora-geral da Faculdade de Extrema (Faex), primeira-dama Terezinha Monteiro, ressaltou que a instituição nasceu para preparar mão de obra para os empresários de Extrema e região. “Precisávamos muito disso. A cidade estava começando a explodir e ainda não tínhamos a mão de obra qualificada para as empresas”, contou. “Começamos com 120 alunos, e hoje temos 2 mil. Iniciamos com dois cursos, e hoje temos 13. Tínhamos seis professores, agora são 87. Além dos quatro funcionários administrativos, que depois passaram para 65 colaboradores no setor. Já colocamos no mercado mais de 1.600 alunos formados. E nossa história começou como a de muitos empresários, com a cara e a coragem, porque precisamos acreditar em nós mesmos”, completou.

Já o presidente da Tembici (empresa focada em soluções de mobilidade urbana sustentável), Tomás Martins, relembrou o processo de abertura da empresa em Extrema. “Fiquei impressionado com o ambiente de negócios que a cidade proporciona para as empresas. Se a gente tivesse mais cidades como essa, teríamos um país diferente. Essa visão de empresa que as pessoas têm em Extrema fez toda a diferença para a gente vir para cá”.

Carlos Eduardo Côrrea Coimbra, do Grupo Hinode, revelou que iniciou sua carreira trabalhando com torneiros mecânicos. Formado em Engenharia Mecânica, Carlos decidiu mudar de área em 1995, quando surgiu a oportunidade de ir para a indústria cosmética. “O contato com as pessoas começou a me chamar a atenção. Percebi que era nesse setor que queria trabalhar. Eu vi a importância do relacionamento na vida da gente”, disse. “A missão da Hinode é transformar a vida das pessoas. E, para isso, nós temos que ser inovadores, o que tem tudo a ver com empreendedorismo”, complementou.

Encontro reuniu empreendedores do município

Encontro reuniu empreendedores do município

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Carvalho, diretora-geral da Faex, primeira-dama Terezinha Monteiro, e o prefeito de Extrema, João Batista

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Carvalho, diretora-geral da Faex, primeira-dama Terezinha Monteiro, e o prefeito de Extrema, João Batista

 

Fotos: Osmar Paulino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *