17 de agosto de 2022
Incrível descoberta pode colocar o Brasil no berço da civilização humana
A região amazônica é tão grande que ainda hoje há muito que se explorar nesse local do nosso planeta. O artigo que foi publicado na Revista Nature descreve que existem construções medievais e pirâmides tão altas quanto prédios de 8 andares na região. O recurso aplicado é conhecido como lidar com a tecnologia óptica de identificação remota que mede propriedades da luz refletida para obter a distância e outras informações a respeito de um determinado objeto. Assim os cientistas foram capazes de penetrar na vegetação densa da região onde muitos especialistas acreditam não haver sociedade sofisticadas até a chegada dos colonizadores europeus no século 16.
Para a pesquisa os autores usaram um helicóptero dotado de equipamentos para escanear seis regiões totalizando 124 metros quadrados. A pesquisa de campo com sensores montados no helicóptero liberou feixes de luz que refletiam os objetos no solo e depois um software interpretou sinais para produzir mapas tridimensionais dos assentamentos sem a vegetação que os encobre.
Os pesquisadores acreditam que o uso dessa tecnologia pode transformar a compreensão da história humana em áreas como a Amazônia e outras regiões tropicais remotas.
Contribuição na matéria: Canal Olhar Digital.