A natureza está ligada à vida e à qualidade dela

A natureza está ligada à vida e à qualidade dela

03 de outubro de 2020
1

Neste domingo, 4 de outubro, será comemorado o Dia da Natureza, criado para conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente. A data foi escolhida para coincidir com o Dia de São Francisco de Assis, que foi um frade católico da Itália que amava a natureza e os animais.

Além de sua beleza, a natureza oferece ao ser humano recursos necessários para a sobrevivência, além de viabilizar desenvolvimento econômico, fornecendo matérias-primas para a construção de obras, casas, máquinas, entre outros. A natureza é fundamental para o estabelecimento do homem no planeta.

O problema é que o homem tem extraído de forma incorreta e exagerada os recursos disponibilizados e encontrados no meio ambiente, que é vítima do homem, o qual gasta excessivamente os recursos hídricos, polui a atmosfera, os solos, descarta o lixo de forma incorreta e investe em desmatamentos e queimadas. Infelizmente, estes são apenas alguns exemplos.

O meio ambiente está ligado à vida e à qualidade dela. As consequências da degradação ambiental são visíveis e, a cada dia, apresentam-se com maior intensidade. A destruição de habitat é outro problema enfrentado pela natureza, pois faz com que várias espécies sejam extintas e causa a perda da biodiversidade. Há ainda o aquecimento global. A drástica mudança climática também está relacionada aos danos causados ao meio ambiente.

Previsões do futuro do planeta mostram que – segundo dados de diversas instituições ambientalistas – a natureza não é capaz de produzir os recursos necessários para o nosso consumo na mesma velocidade em que os utilizamos. Assim, diversos recursos naturais podem acabar, pois diferentemente do que se pensava, eles são esgotáveis. O meio ambiente também não consegue absorver todos os resíduos produzidos pelos homens.

Últimos Editoriais