Câncer de pele é coisa séria

Câncer de pele é coisa séria

12 de dezembro de 2020
1

Estamos no Dezembro Laranja, que alerta para a prevenção e combate ao câncer de pele; um movimento que dá continuidade à conscientização sobre a doença, após as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que mobilizaram sobre o câncer de mama e da próstata, respectivamente.

Com a proximidade do verão, que começa no dia 21 de dezembro, o Dezembro Laranja busca alertar para os perigos da exposição ao sol sem controle nem proteção. A campanha é uma ação promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 2014.

De acordo com a entidade, o câncer da pele apresenta altas taxas de cura quando detectado precocemente – os sintomas são manchas e pintas, além da demora na cicatrização. “Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura”.

Para a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os casos de câncer de pele, pelo menos em sua maioria, podem ser evitados com medidas (fotoprotetoras) simples e conhecidas, mas que não são colocadas em prática pelas pessoas, como, por exemplo, o uso do filtro solar, chapéu e óculos de sol com proteção UV; o cuidado com o excesso de exposição ao sol; evitar os horários de maior incidência solar (das 09h00 às 15h00).

No site www.dezembrolaranja.com.br tem muita informação sobre a doença e dicas de medidas fotoprotetoras. Divulgue a campanha! Use as hashtags #DezembroLaranja, #CancerdePeleECoisaSeria, #CancerdePele #CampanhaCancerdePele2020 nas redes sociais.

Últimos Editoriais