Coronavírus passa a ser considerado pandemia

Coronavírus passa a ser considerado pandemia

14 de maro de 2020
1

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), na última quarta-feira, dia 11 de março. O órgão ressaltou que o número de infectados, de mortes e de países atingidos deve crescer ainda mais nos próximos dias.

No Brasil, já são pelo menos 143 casos confirmados, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde e Hospital Albert Einstein, na sexta-feira, dia 13 de março. Novos médicos vão chegar para reforçar o atendimento aos brasileiros, pois foram abertas 5.811 vagas para os profissionais atuarem nos postos de saúde do país, por meio do programa Mais Médicos.

A Covid-19 ainda não possui vacina ou tratamento específico. Para entender mais sobre a doença e ajudar a combater fake news, além de se proteger do vírus, acompanhe as informações da Unimed Sul Mineira sobre a doença.

O que é o coronavírus?

Segundo a OMS, coronavírus é uma família de vírus que pode causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, esses vírus provocam infecções respiratórias que podem ser desde um resfriado comum até doenças mais severas como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars). O novo coronavírus causa a doença infecciosa chamada Covid-19. O vírus e a doença eram desconhecidos antes do surto iniciado em Wuhan, na China, em dezembro de 2019.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse seca. Houve alguns relatos de sintomas gastrointestinais (náusea, vômito e diarreia) antes da ocorrência de sintomas respiratórios, mas esse é principalmente um vírus respiratório. Alguns pacientes podem também apresentar dores, congestão nasal, coriza e dor de garganta. Os sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.

A maioria das pessoas que fica doente se recupera. O tempo de recuperação varia e, para pessoas que não estão gravemente doentes, pode ser semelhante ao período de duração de uma gripe comum. Pessoas que desenvolvem pneumonia podem levar mais tempo para se recuperar (dias a semanas).

Como a doença é transmitida?

O coronavírus pode ser transmitido de uma pessoa para outra. A transmissão ocorre através de gotículas de saliva ou muco, expelidos pela boca ou narinas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. A transmissão também pode acontecer através de partículas virais transferidas ao apertar as mãos ou compartilhar um objeto, como, por exemplo, beber no mesmo copo que um portador do vírus.

Como prevenir?

  • Evitar contato próximo com pessoas doentes ou com sintomas;
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel;
  • Usar lenços descartáveis para higiene nasal e descartá-los logo após a utilização;
  • Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir de preferência com um lenço de papel;
  • Na falta de lenço de papel, preferir usar o braço para cobrir nariz e boca;
  • Evitar tocar em olhos, nariz e boca;
  • Manter ambientes muito bem ventilados;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, garrafas e talheres;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies que sejam tocados com frequência;
  • Evitar contato com animais selvagens ou doentes;
  • Evitar cumprimentar pessoas com apertos de mão.

Últimos Editoriais