De olho na segurança online!

De olho na segurança online!

01 de fevereiro de 2020
1

O Dia Mundial da Internet Segura (Internet Safer Day) 2020 será comemorado em 11 de fevereiro, em mais de 100 países, incluindo o Brasil. A data, criada há aproximadamente 16 anos, pela Insafe, rede de organizações que trabalham para o uso consciente da internet nos países da Europa, busca alertar para os riscos que existem na vida digital, tanto de usuários domésticos quanto nas empresas, pois, como já é sabido – apesar de não ser levado a sério -, este ambiente online apresenta diversas vulnerabilidades.

Segundo um estudo da União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência da Organização das Nações Unidas (ONU), mais da metade da população mundial têm acesso à internet. São 3,9 bilhões de pessoas conectadas no mundo todo – o que equivale a 51% da população mundial. Muitas são vítimas de golpes pela internet, seja com fotos íntimas vazadas, perdendo dinheiro, crimes de pedofilia, racismo e preconceitos em geral, se transformando em presas de criminosos, entre outras ações; a lista é grande.

No Brasil, cerca de 120 milhões de pessoas têm acesso à internet, conforme apontou o relatório sobre economia digital publicado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Os indivíduos estão cada vez mais conectados, seja no computador, no tablet, por meio do smartphone ou até mesmo através de outros dispositivos, como a TV, o videogame e eletrodomésticos; usando tecnologias a cabo, 3G, 4G, 5G, via rádio ou wi-fi. A conectividade está presente na vida das pessoas, tanto na pessoal quanto na profissional.

Um dos pontos positivos da internet é a praticidade de serviços, inclusive, gratuitos. Já o lado nada bom de existir tanta gente conectada tem a ver com a segurança desses usuários, não só quando se inicia alguma transação bancária e na compra de algo, mas também há perigo presente num mero bate-papo.

Então, uma dose extra de segurança e desconfiança cai bem no mundo visto através de uma tela. No Brasil, nós temos a SaferNet, uma organização não governamental (ONG) criada para combater crimes e violações dos direitos humanos na rede. No site da entidade (www.safernet.org.br) é possível encontrar diversos textos sobre segurança na internet, além de orientações de como se portar ao acessá-la.

Por uma internet mais positiva, a ONG também promove no Brasil o Dia da Internet Segura 2020, em 11 de fevereiro, visando articular diferentes instituições públicas, privadas e do terceiro setor em torno da conscientização do uso seguro, ético e responsável da internet. Para saber mais, acesse: www.diadainternetsegura.org.br. A ação conta com o apoio institucional do Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entre outros.

Arte: Rede sociais SaferNet

Últimos Editoriais