Dia da Árvore é comemorado em meio às chamas na Amazônia e Pantanal

Dia da Árvore é comemorado em meio às chamas na Amazônia e Pantanal

12 de setembro de 2020
1

A árvore possui um dia especial em virtude de sua importância para o planeta, meio ambiente, vida humana e todos os seres vivos e não vivos da Terra. O Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo, só que em datas diferentes. No Brasil, a celebração é realizada em 21 de setembro (na próxima segunda-feira) devido ao início da primavera, que começa na terça-feira, dia 22 de setembro.

A comemoração também está relacionada à cultura indígena, a qual cultua o respeito e a valorização da árvore, o maior símbolo da natureza e que deve ser lembrado ainda mais nesses tempos de aquecimento global e da triste e revoltante situação da Amazônia e Pantanal, biomas brasileiros que seguem sendo consumidos pelo fogo. O dia busca conscientizar a comunidade sobre a importância do plantio de árvores e a preservação das mesmas.

As florestas são fontes de biodiversidade e estão relacionadas com a absorção de dióxido de carbono, com a estabilidade do clima e com a proteção do solo, além de fornecerem matéria-prima para a fabricação de vários produtos e colaborarem com as chuvas.

Este que é o maior símbolo da natureza é também responsável pela produção de oxigênio, oferece frutos para a nossa alimentação, ajuda a manter a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão, entre tantos outros benefícios. Além disso, as árvores formam um cenário de beleza natural para nossos olhos e almas.

Últimos Editoriais