Você sabia que o fato de ser voluntário possui um dia em comemoração? Pois é. Trata-se do Dia Nacional do Voluntariado, comemorado nesta sexta-feira, dia 28 de agosto. Um assunto que realmente deve ser lembrado e celebrado, já que ser voluntário é uma das funções mais difíceis e grandiosas da humanidade, afinal, não é todo mundo que pode ou quer dedicar parte de seu tempo e de sua vida a serviço dos necessitados e de forma totalmente gratuita, mas com a motivação de estar fazendo o bem.
O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído em 1985, através da Lei nº 7.352, sancionada pelo então presidente da República José Sarney. Em 1995, a socióloga Ruth Cardoso fundou a Comunidade Solidária, um programa que fortaleceu ações sociais no Brasil, estimulando a criação de dezenas de centros de voluntariados espalhados por todo o país. Já o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) contribui para a paz e o desenvolvimento em todo mundo por meio do voluntariado.
De acordo com a legislação, trabalho voluntário diz respeito a toda “atividade não remunerada prestada por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza, ou à instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive de mutualidade”.
Ser voluntário é ainda doar trabalho e talento para causas sociais, ajudando a melhorar a qualidade de vida da comunidade em que atua. As formas e oportunidades de participação são presencialmente ou à distância e há diversas maneiras de se tornar um voluntário. Acompanhe alguns exemplos: