Dois milhões de brasileiros são autistas

Dois milhões de brasileiros são autistas

04 de abril de 2020
1

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi comemorado na quinta-feira, dia 2 de abril. O autismo é um distúrbio neurológico que compromete a interação social, comunicação verbal e não verbal e o comportamento restrito e repetitivo.

Segundo a ONG Autismo e Realidade, a partir do Manual de Saúde Mental – DSM-5 (guia de classificação diagnóstica), o autismo e todos os distúrbios, incluindo o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS) e síndrome de Asperger (forma mais branda de autismo), fundiram-se em um único diagnóstico intitulado Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“O TEA é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento”.

De acordo com a ONG, o transtorno do espectro autista pode ser associado com deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção. Às vezes, quem tem autismo possui problemas de saúde física, como, por exemplo, de sono e distúrbios gastrointestinais, e também pode apresentar síndrome de déficit de atenção e hiperatividade, dislexia ou dispraxia. Os jovens podem desenvolver ansiedade e depressão. O transtorno geralmente causa alguma forma de sensibilidade sensorial em um ou alguns dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar).

O autismo é permanente. No entanto, cada pessoa com esta condição é única e todas podem aprender. Não existe cura para o transtorno, mas um programa de tratamento apropriado para cada pessoa pode melhorar a sua perspectiva. Já as causas da síndrome são desconhecidas, porém acredita-se que haja uma combinação de fatores que levem ao autismo, pois a genética e agentes externos contribuem para o desenvolvimento do transtorno.

Não existe uma estatística oficial no Brasil, mas estima-se que dois milhões de brasileiros sejam autistas. No entanto, em julho de 2019, foi sancionada a Lei 13.861/2019, que obriga a inclusão de informações específicas sobre pessoas com autismo no país nos censos demográficos, realizados a partir do ano passado, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Últimos Editoriais