Gratidão

Gratidão

27 de novembro de 2020
1

O Dia de Ação de Graças é uma data em que agradecemos a Deus pela vida. A celebração acontece sempre na quarta quinta-feira de novembro e não se restringe nem está ligada a nenhuma religião. Neste ano, a comemoração ocorreu no dia 26. Mas a sua essência pode ser praticada durante todos os dias do ano: a gratidão.

A data surgiu nos Estados Unidos (onde é conhecida como Thanksgiving Day) em agradecimento às boas colheitas feitas no ano. A primeira comemoração foi realizada em Plymouth, Massachusetts, pois os colonos que fundaram a vila em 1620, no ano seguinte, depois de más colheitas e inverno rigoroso, tiveram uma boa colheita de milho no verão. Então, por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta safra em anos anteriores, a festa foi marcada.

Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é feriado. Em 1863, o então presidente Abraham Lincoln declarou que a quarta quinta-feira de novembro seria dedicada à celebração e que consistiria em um feriado nacional.

No Brasil, o então presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças através da Lei nº 781/1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, que ficou muito entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando era embaixador em Washington. Já a Lei nº 5110/1965 estabeleceu que a comemoração aconteceria na quarta quinta-feira de novembro.

Há ainda no país o Comitê Brasileiro de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças (DNAG). Trata-se de um movimento sociocultural, apolítico, sem distinção de credo religioso e sem fins lucrativos, cujo propósito é resgatar a celebração da data, a fim de estimular o sentimento de gratidão. Para mais detalhes, acesse: www.acaodegracas.com.br.

Últimos Editoriais