Liberdade de pensamento e democracia

Liberdade de pensamento e democracia

10 de julho de 2020
1

“Pensar é viver; o pensamento tudo abrange, tudo contém, tudo explica”. Esta frase pertence ao político e escritor espanhol Emilio Castelar y Ripoll (in memoriam), defensor da liberdade e da democracia. O Dia da Liberdade de Pensamento é comemorado mundialmente na próxima terça-feira, dia 14 de julho. E você sabia que a liberdade de manifestação do pensamento está assegurada por meio da Constituição Federal? Exatamente. Está garantida na Constituição de 1988.

A liberdade de pensamento também consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU: “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião”. O documento também afirma que todos têm “direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.

A liberdade de consciência, de opinião, de ideia é a liberdade de pensamento, é o direito que as pessoas têm de mostrar sua posição sobre determinado assunto, de defender seu ponto de vista. Como bem disse o filósofo François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire: “Quando não há, entre os homens, liberdade de pensamento, não há liberdade”.

O dia 14 de julho marca a Queda da Bastilha, que deu início à Revolução Francesa de 1789, e tem muito a ver com a liberdade de pensamento. A Bastilha foi uma velha fortaleza construída em 1370 e utilizada pelo regime monárquico como prisão de criminosos. No entanto, em certo momento da história, o local passou a ser ‘ocupado’ por intelectuais e pessoas contrárias à ordem estabelecida na regência do Cardeal Richelieu, fosse devido à monarquia, política ou religião.

Será que algo pode soar mais democrático do que a palavra liberdade? Que significa, segundo o dicionário, o direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outros; conjunto das ideias liberais ou dos direitos garantidos ao cidadão; franqueza.

Últimos Editoriais