Novembro Azul: chegou a vez dos homens

Novembro Azul: chegou a vez dos homens

07 de novembro de 2020
1

Agora é a vez dos homens! Neste mês inicia-se a campanha Novembro Azul, um movimento mundial que reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, assim como os cuidados com a saúde masculina. A ação que é celebrada mundo afora também tem o objetivo de mobilizar os homens sobre o combate e prevenção da doença.

A campanha visa conscientizar, principalmente, os homens que se encontram no grupo de risco, com idade entre 45 e 75 anos, que possuem histórico familiar da doença, apresentam sobrepeso ou obesidade, além daqueles que fazem abuso de álcool e tabaco.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma).

O mês de novembro foi escolhido para a realização da campanha por abrigar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no próximo dia 17. Levando em consideração que os homens, muitas vezes, cuidam menos de si e da sua saúde do que as mulheres, além de apresentarem mais resistência para procurar cuidados médicos e realizar atitudes preventivas, a campanha deles se torna muito necessária.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que todos os homens a partir dos 45 anos façam exame de próstata anualmente. O preconceito que ronda o exame de próstata deve ser deixado de lado. O procedimento é rápido, simples e indolor.

O movimento Novembro Azul teve início na Austrália, em 2003. No Brasil, a campanha foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2011.

Últimos Editoriais