Pantanal em chamas

Pantanal em chamas

12 de setembro de 2020
1

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Tristeza e desespero. São estes os sentimentos despertados com a atual situação do Pantanal. As chamas seguem avançando no bioma, um cenário nunca mais visto nas últimas décadas. Animais mortos e queimados, árvores destruídas. Apenas no mês de agosto, 10.179 quilômetros quadrados foram consumidos pelo fogo no local, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e segundo levantamento do Campo Grande News. A limpeza de pastagens e fatores climáticos contribuem para este cenário devastador.

Considerado o bioma de menor extensão territorial no Brasil, o Pantanal, mesmo com a sua beleza natural exuberante, vem sendo destruído pela ação humana, principalmente pela atividade agropecuária.

O Brasil possui seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um deles abriga diferentes tipos de vegetação e fauna. A conservação desses ambientes define a existência ou não de habitat para as espécies, a manutenção de serviços ambientais e o fornecimento de bens essenciais para a nossa sobrevivência. O Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, e sofre influência de outros três importantes biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.

Últimos Editoriais