Por uma internet mais positiva e segura

Por uma internet mais positiva e segura

06 de fevereiro de 2021
1

O Dia Mundial da Internet Segura (Internet Safer Day) 2021 será comemorado na próxima terça-feira, 9 de fevereiro, em mais de 100 países, incluindo o Brasil. A data, criada há aproximadamente 17 anos, pela Insafe, rede de organizações que trabalham para o uso consciente da internet nos países da Europa, busca alertar para os riscos que existem na vida digital, tanto de usuários domésticos quanto nas empresas, devido às vulnerabilidades do ambiente online. Neste ano, em prevenção à Covid-19, o dia terá apenas atividades remotas.

Segundo estudos, um pouco mais da metade da população mundial possui acesso à internet. São bilhões de pessoas conectadas e muitas acabam sendo vítimas de crimes, golpes, preconceitos, entre tantas outras coisas. No Brasil, cerca de 134 milhões de pessoas têm acesso à internet, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet (CGI.br).

“A internet faz parte do mundo, criando uma imensa rede de conexões. Vivemos conectados boa parte do tempo, com pessoas, objetos, instituições e até roupas, todos cada vez mais presentes em nosso cotidiano. A internet é fruto do que fazemos com ela, por isso cada um de nós pode contribuir fazendo um uso cidadão e responsável”, diz a SaferNet, uma organização não governamental (ONG) criada no Brasil para combater crimes e violações dos direitos humanos na rede.

Por um ambiente virtual mais positivo, a ONG promove no Brasil o Dia da Internet Segura 2021, visando articular diferentes instituições públicas, privadas e do terceiro setor em torno da conscientização do uso seguro, ético e responsável da internet. A ação conta com o apoio institucional do Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entre outros.

É fato que as pessoas estão cada vez mais conectadas, seja no computador, no tablet, por meio do smartphone ou até mesmo através de outros dispositivos, como a TV, o videogame e eletrodomésticos; usando tecnologias a cabo, 3G, 4G, 5G, via rádio ou wi-fi. A conectividade se torna cada vez mais presente em nossas vidas. Então, uma dose extra de segurança e desconfiança cai bem no mundo visto através de uma tela.

Um dos pontos positivos da internet é a praticidade de serviços, inclusive, gratuitos. Já o lado perigoso tem a ver com a segurança dos usuários, não só quando se inicia alguma transação bancária e na compra de algo, mas também há perigo presente num mero bate-papo.

No site www.safernet.org.br é possível encontrar diversos textos sobre segurança na internet e orientações de como se portar ao acessá-la, além de informações sobre o Dia da Internet Segura no Brasil.

Últimos Editoriais