Vereador Mantega quer criação de auxílio emergencial e auxílio aluguel municipal em Extrema

Para o vereador Luiz Fernando Ferreira (Mantega), o auxílio emergencial e o auxílio aluguel municipal são importantes para ajudar as famílias mais necessitadas. “Queremos ajudar as pessoas que estão sofrendo com essa crise e precisam de um auxílio da prefeitura” explicou.

Famílias extremenses que estão passando por dificuldades, além dos trabalhadores informais, comerciantes e artistas locais poderão ser beneficiados pelo auxílio emergencial e auxílio aluguel, como estratégia de enfrentamento aos impactos sociais ocasionados pelas restrições e isolamento necessários no enfrentamento do atual cenário da pandemia de Covid-19.

Na noite de terça-feira, dia 13 de abril, Mantega fez uma live em sua página no Facebook em que falou sobre a importância de cada projeto e solicitou a união de todos os vereadores para aprovação das medidas. “Esses projetos vão beneficiar nossas famílias que tanto precisam neste momento que estamos passando por esta pandemia do novo coronavírus”.

“Obrigado a todos, obrigado a Deus. Agradeço a cada um de vocês que acompanharam a live enviando mensagens de apoio e carinho. Vamos vencer esse coronavírus juntos”, ressaltou o vereador Mantega.

Casa do Cidadão da Câmara amplia atendimento online durante pandemia de coronavírus

A atual legislatura da Câmara de Extrema vem apostando alto quando o assunto é melhorar a comunicação com o cidadão. Em tempos de enfrentamento da pandemia de Covid-19 em que o atendimento online se torna uma das ferramentas mais importantes e usuais, a interatividade prevalece como base de trabalho com foco no bem atender.

A Casa do Cidadão, anexo do Legislativo, acaba de disponibilizar o sistema polichat. A plataforma tem como objetivo valorizar o atendimento ao usuário com extrema qualidade e agilidade nas respostas. O sistema centraliza todos os serviços gratuitos que são ofertados na Casa do Cidadão, adequando a informação de maneira precisa, rápida e altamente interativa.

“Esta ferramenta de gerenciamento da comunicação é acompanhada por toda a equipe de profissionais. Todos os colaboradores podem realizar o atendimento remoto de forma mais ágil e eficiente, desembaraçando eventuais problemas ocasionados pela burocracia dos sistemas. O extremense pode entrar em contato diretamente com os números da Casa do Cidadão sem sair de casa, no conforto do lar e de maneira totalmente protegida”, explicou a diretora do Centro de atendimento ao Cidadão (CAC), Patrícia Messiano Stopa Santos.

Ainda de acordo com a diretora do CAC, os atendimentos presenciais serão realizados em regime de urgência, com priorização do atendimento remoto, objetivando assim o resguardo da saúde das famílias de Extrema.

Números da Casa do Cidadão

A Casa do Cidadão prioriza os atendimentos remotos pelo Whats Procon através do número (35) 98415-6302 e o Whats CAC no telefone (35) 99839-1153. Já a Junta do Serviço Militar pode ser acessada pelo (35) 98412-8058. Os e-mails de contato são: procon@camaraextrema.mg.gov.br e cac@camaraextrema.mg.gov.br. Os interessados também podem ligar nos telefones (35) 3435-2052 e 3435-1648.

Câmara realiza 6ª Reunião Ordinária e aprova projetos de incentivo à saúde do extremense

Foram aprovados durante a realização da 6ª Reunião Ordinária da Câmara de Extrema, na segunda-feira, dia 12 de abril, diversos projetos de lei e requerimentos voltados ao bem-estar da comunidade. A sessão foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Legislativo.

Confira os projetos debatidos e aprovados pelo Legislativo: Projeto de Lei Complementar Nº 243/21: “Altera a estrutura do quadro de servidores do Instituto de Previdência do Município de Extrema criado na Lei Municipal Nº 126, de 12 de janeiro de 2017, e dá outras providências” – https://url.gratis/W2sop; Projeto de Lei Nº 3.259, Processo Nº 51/21: “Autoriza o Poder Executivo a receber doação financeira, na forma que especifica e dá outras providências” – https://url.gratis/pAqeX; Projeto de Lei Nº 3.261, Processo N° 53/21: “Dá denominação a logradouro público e dá outras providências – Rua Sebastião Rodrigues Silveira” – https://url.gratis/ZmQgn; e Projeto de Lei Nº 3.263, Processo Nº 56/21: “Fica o poder Executivo autorizado a conceder premiação cultural para os artistas residentes no município de Extrema e dá outras providências” – https://url.gratis/8eZb5.

Já o Projeto de Lei Nº 3.222, Processo N° 07/2, que regulamenta a extração de areia e minérios em rios e bacias hidrográficas de Extrema e dá outras providências, foi retirado de pauta.

Estavam ainda na Ordem do Dia requerimentos que tratam do investimento em áreas como saúde, educação, meio ambiente, cultura, serviço social, mobilidade urbana, segurança pública e saneamento básico, além de setores como esporte e lazer, turismo, transparência pública e outros.

A participação dos vereadores deu-se de maneira remota, em consonância aos protocolos de saúde ditados na Deliberação Nº 130 do Programa Minas Consciente da “Onda Roxa” emitida pela Secretaria de Estado de Minas Gerais. Saiba mais no site: www.camaraextrema.mg.gov.br.

Câmara de Extrema facilita cada vez mais o acesso à informação para o cidadão

Transparência. Este é o principal motivo que vem transformando o acesso à informação da Câmara de Extrema. Além de investir na criação e no desenvolvimento de plataformas digitais que deixam o cidadão ainda mais próximo do que acontece na esfera política do município, a atual legislatura continua adotando um trabalho focado na limpidez e agilidade da informação pública.

Uma das ferramentas criadas recentemente pela Câmara de Extrema é o app Legislador, em que o cidadão utiliza de uma simples tecnologia que oferece um serviço rápido a toda comunidade. O munícipe também pode acompanhar as pautas das sessões e se aproximar do seu vereador.

O intuito é promover interação entre o maior bem social – que é o seu povo – e as decisões que dão base para o crescimento gestor de uma Extrema mais participativa. Nunca se investiu tanto na informação direta e objetiva.

O aplicativo permite ainda o envio de solicitações de demandas de sua rua ou bairro, além do acesso a toda a legislação municipal, mapa interativo exibindo os locais em que as proposições se encontram e uma infinidade de informações que valorizam o respeito com as coisas públicas e a realidade na transparência do Legislativo.

Como usar o app?

É muito simples. Basta apenas acessar a plataforma Play Store e digitar a palavra “Legislador” (ou utilizar o QR Code). Também é preciso cadastrar um e-mail e criar uma senha. Na sequência o internauta escolhe a opção “Extrema” e pronto: é só navegar e ficar a par de tudo o que acontece na Câmara Municipal.

A ideia faz parte da plataforma de trabalho da mesa diretora da Câmara de Extrema e compõe um pacote de ações que visa levar informação direta à população, total visibilidade dos atos institucionais e uma atualização do que se discute na esfera legislativa.

Casa do Cidadão e Câmara de Extrema mantêm atendimento remoto durante onda roxa

Com o agravo do cenário epidemiológico da pandemia de Covid-19 em todo o Estado de Minas Gerais, foram adotados nos serviços públicos diversos protocolos de atendimento ainda mais seguros para evitar o aumento do contágio. A decisão tem com base a Deliberação nº 130, de 3 de março de 2021, da onda roxa (Programa Minas Consciente) que sugere a adoção de medidas mais severas de restrição social.

Respeitado as portarias nº 47, nº 48 e nº 53/2021, a Casa do Cidadão e a Câmara Municipal de Extrema informam que todos os atendimentos presenciais foram suspensos temporariamente, porém continuam sendo oferecidos à comunidade de forma remota através de diversos canais de comunicação.

Segundo a diretora do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Patrícia Messiano Stopa Santos, o trabalho interno continua. “Oferecemos diversos serviços na Casa do Cidadão que necessitam, na maioria dos casos, do contato direto. Como priorizamos a saúde da população e dos profissionais, oferecemos os atendimentos gratuitos por meio do Whatspp e via e-mail. É uma forma de garantir o andamento na resolução das demandas e não deixar o cidadão na mão”, afirmou.

Ainda de acordo com a diretora, a aplicação de protocolos sanitários mais restritivos tornou-se a principal ferramenta de trabalho. “Assim preservamos o nosso maior bem, que é a nossa vida e a de quem amamos”.

A Casa do Cidadão permanece fechada até a decisão do Governo do Estado de Minas Gerais. Os interessados podem entrar em contato com cada setor pelos números (35) 3435-2052 – Geral, (35) 99839-1153 – Whats CAC, (35) 98415-6302 – Whats Procon, (35) 98412-8058 – Junta do Serviço Militar. Também foram disponibilizados os e-mails procon@camaraextrema.mg.gov.br e cac@camaraextrema.mg.gov.br. Para falar diretamente com a Câmara dos Vereadores basta enviar e-mail para imprensa@camaraextrema.mg.gov.br. O número e o e-mail de contato de cada vereador pode ser acessado no site: www.camaraextrema.mg.gov.br/vereadores/.

Mantega demonstra preocupação com famílias que não têm acesso a medicamentos

O vereador Mantega sugeriu ao Poder Executivo, através do Requerimento nº 207/2021, ajuda às famílias na compra de medicamentos não fornecidos pelo Hospital de Campanha no combate à pandemia de Covid-19.

“A solicitação tem como objetivo principal fazer com que as famílias tenham recursos financeiros em mãos para que possam comprar os medicamentos para seus entes queridos internados no Hospital de Campanha, pois muitos dos familiares recebem o receituário médico e não dispõem do recurso para aquisição destes medicamentos, já que o município está enfrentando uma situação de calamidade pública e muitos trabalhadores perderam suas fontes de rendas, ficando assim impossibilitado de comprar o medicamento”, explicou Mantega.

O parlamentar também cobrou que os demais medicamentos distribuídos na rede municipal de saúde de Extrema não venham a faltar. “Assim, a cooperação do prefeito é muito importante para que o problema seja solucionado da forma mais rápida possível”, finalizou.

Câmara e Casa do Cidadão mantêm atendimentos online com prorrogação da Onda Roxa

Por determinação obrigatória do Governo de Minas, Extrema segue na onda roxa do plano “Minas Consciente” até o dia 18 de abril. Esta fase mais restritiva é necessária devido aos dados epidemiológicos da doença no estado. O período de adesão ainda não resultou na queda da taxa de óbitos e de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, por isso, a medida foi prorrogada.

Assim como a Prefeitura Municipal, a Câmara também aderiu às normativas estabelecidas pelo governador Romeu Zema e seguirá trabalhando de maneira totalmente remota, sem parar com os atendimentos no Legislativo e na Casa do Cidadão. A proposta é intensificar a conscientização da comunidade quanto à importância do distanciamento social, do uso de máscaras de proteção e de medidas para conter a proliferação do vírus.

Quanto às reuniões da Câmara, os munícipes poderão acompanhar as transmissões ao vivo pelos canais oficiais às segundas-feiras, a partir das 19h30. Os vereadores continuarão a participar dos encontros semanais de maneira remota. Já os atendimentos que são oferecidos na Casa do Cidadão seguem pelos aplicativos de conversas (WhatsApp) e via e-mail.

O esquema de funcionamento perdura enquanto durarem o decreto da onda roxa e a Portaria nº 57/2021, que ditam seguras condutas e trabalho e regras as sanitárias de enfrentamento de combate ao novo coronavírus.

Telefones

Casa do Cidadão: (35) 3435-2052.

CAC: (35) 99839-1153.

Procon: (35) 98415-6302.

Junta do Serviço Militar: (35) 98412-8058.

59º Batalhão de Polícia Militar escolta distribuição de vacinas na região

Em Pouso Alegre, nesta semana, o 59º Batalhão de Polícia Militar auxiliou nas entregas e distribuição das vacinas nos municípios da região que compõem a área de Extrema, garantindo que os imunizantes chegassem em segurança a toda comunidade.

As vacinas distribuídas na sede, foram escoltadas durante todo percurso de distribuição nos municípios. O foco principal é que os imunizantes auxiliem na contenção da proliferação de Covid-19.

Os municípios recebedores dos imunizantes são: Cambuí, Camanducaia Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral, Bom Repouso, Itapeva, Toledo e Extrema.

Prefeito Rodrigão faz reunião com equipe da Santa Casa e define novas ações para combate à Covid

O prefeito de Camanducaia, Rodrigo Alves Martins (Rodrigão), se reuniu com parte da equipe da Santa Casa, na semana passada, para discutir novas ações para o combate à Covid-19.

“Acertamos que a prefeitura vai aumentar o repasse para o hospital, possibilitando a contratação de mais profissionais para o atendimento dos pacientes internados com coronavírus, e vai também adquirir um equipamento para realização de exames específicos, além de outros insumos”, contou Rodrigão.

Desde o início da pandemia, a administração tem intensificado o suporte à Santa Casa e à Associação Beneficente de Monte Verde (ABMV), equipando os hospitais para os momentos mais críticos. Foram comprados respiradores, monitores cardíacos, digitalizador do aparelho de raio-x, exames de tomografia, ambulâncias, e diversos outros equipamentos, materiais e insumos necessários.

“Infelizmente, o Governo do Estado não permite que sejam montados leitos clínicos e de UTI em cidades como a nossa. Mas, ainda assim, equipamos nosso hospital para que fosse possível internar pacientes com coronavírus, como tem acontecido”, explicou o prefeito. “A luta por leitos de UTI para os nossos moradores continua, mas todos os hospitais de referência estão lotados. Vamos continuar trabalhando para dar todo o suporte para o nosso sistema de saúde”, concluiu.

Rodrigão participa de diversas reuniões para soluções e melhorias no município

Em um encontro com os prefeitos de Extrema, João Batista, e de Itapeva, Daniel Couto, Rodrigão abordou, principalmente, o combate ao novo coronavírus. Também participaram da conversa o vice-prefeito de Extrema, Juliano de Toledo, e o presidente da Câmara Municipal de Extrema, Sidney Soares Carvalho (Walderrama).

“Estamos passando pelo pior momento da pandemia em todo o país e vamos buscar juntos soluções para que o cenário não piore ainda mais. Pedimos, inclusive, a colaboração de todos vocês!”, disse o prefeito de Camanducaia.

A reunião ainda tratou do desenvolvimento econômico da região e a necessidade de uma política firme de atração de novos investimentos. “Tenho certeza que um trabalho conjunto vai fortalecer todos os municípios”, ressaltou Rodrigão.

Já em Belo Horizonte, o prefeito camanducaiense se reuniu com o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda. O assunto discutido foi a necessidade dos municípios, como a AMM pode auxiliar nas demandas de Camanducaia e também sobre a importância de unir forças para agilizar a vacinação nas cidades.

“Reforcei meu compromisso em ser um articulador desse trabalho, buscando uma solução conjunta para o bem de todos. Vacinação também foi a pauta do encontro com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, que prontamente nos recebeu”, contou o prefeito de Camanducaia.

Rodrigão esteve ainda com o deputado federal Mauro Lopes, parceiro do município que já destinou recursos recentemente e se comprometeu a encaminhar novas emendas para aquisição de maquinários e para a continuidade da pavimentação na Avenida Perimetral.