Notícias

12º Festival de Boteco é lançado oficialmente em Extrema

30 de outubro de 2021

Fotos: Ascom/Festival de Boteco

A 12ª edição do Festival de Boteco foi lançada no sábado (23)

O 12º Festival de Boteco de Extrema foi oficialmente lançado no sábado, dia 23 de outubro, no Cine Teatro, e contou com autoridades, patrocinadores, imprensa e os 25 donos de bares, botecos e restaurantes que disputam o título de melhor petisco de 2021. Devido à pandemia, a abertura ocorreu no formato live e contou com a transmissão ao vivo no canal oficial do www.youtube.com/FestivaldeBotecoExtremamg.

Na abertura, Elke Rezende, diretora da Nossa Senhora das Produções – empresa promotora do evento –, enfatizou a importância do estímulo gastronômico e da valorização do trade empreendedor no impulsionamento turístico-cultural local. Ela enalteceu o fomento da parceria público-privada na promoção do festival.

Segundo o prefeito de Extrema, João Batista, a participação efetiva dos membros da cadeira produtiva do setor aquece a economia local e movimenta setores atrelados. “O Festival de Boteco já tem a sua marca consolidada e figura como um dos mais importantes acontecimentos do nosso calendário cultural. É notório o seu crescimento a cada edição e com isso novos valores fortalecem o evento. Temos grandes parceiros que acreditam e apostam nesta proposta de sucesso e, com isso, colhemos frutos cada vez mais saborosos, como é o caso do festival”.

Os secretários de Turismo e de Cultura, Ana Paula Odoni e Pablo Farina, frisaram que a comunidade é outra peça fundamental que movimenta a engrenagem gastronômica. “É através da participação da população e do turista que também conseguimos acionar toda a estrutura do evento. Isso dá suporte e solidez aos donos de bares e restaurantes e às mais diversas expressões culturais”.

A live de abertura do 12º Festival de Boteco contou com a apresentação dos pratos que representarão os 120 anos de Extrema, tema deste ano. Após a divulgação dos cardápios, o chef Afonso Dolabela Bicalho Neto cozinhou ao vivo para os participantes na Cozinha Show. A animação ficou por conta da Banda Cidade Fantasma e degustação com a cerveja Extremosa, a bebida oficial do festival. “A comida, o comer e o seu fazer dizem muito de um povo. Todo movimento que visa levantar as questões culturais de uma região reflete diretamente na valorização e na disseminação de seus costumes. A cozinha mineira tem identidade, tem história e muito sabor. Que essa edição do festival seja sucesso e motivo de orgulho para todos!”, disse o chef Bicalho.

O 12º Festival de Boteco de Extrema é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, conta com o patrocínio da Energisa e apoio das Secretarias de Cultura e Turismo de Extrema. A gestão é de Nossa Senhora das Produções, Nossa Produtora e Espaço Ampliar, com realização da Secretaria de Governo do Estado de Minas Gerais – Governo Diferente Estado Eficiente.

De acordo com José Roberto Corrêa, diretor financeiro da multinacional Fagor Ederlan Brasileira, eventos assim são importantes porque divulgam e fortalecem a cultura local, proporcionam maior socialização e lazer, incentivam a criatividade e inovação dos empreendedores aproveitando os recursos locais que são a base desta cultura. “Além disso, promovem maior movimentação da economia local e estimulam o turismo. É com orgulho que temos divulgado o evento para pessoas ligadas de outras cidades, um orgulho de pertencimento a esta comunidade, orgulho de estar participando de um evento importante, bem preparado, vistoso. Para a Fagor, que está inserida nesta comunidade, que foi a primeira indústria a se instalar aqui e que faz parte da história de Extrema, está sendo muito importante participar. Já recebemos manifestações de carinho por pessoas da cidade, porque o apoio da Fagor tem um significado especial. Além disso, a responsabilidade social é compromisso sério para nós. Praticamos a gestão de pessoas, como registrado em nosso site, entre as oito práticas base”.

Ainda segundo Corrêa, interagir com as forças públicas em nível federal, estadual e municipal fortalece eventos de natureza cultural, artística, esportiva e de promoção humana, cumprindo a responsabilidade social da empresa. “Este apoio da Fagor é fruto de uma perfeita sinergia entre o Estado com a Lei de Incentivo à Cultura, o Município com seu apoio e forte atuação promovendo a ligação entre os todos interessados e patrocinadores, as empresas patrocinadoras, apoiadoras e participantes, e o povo de Extrema”, concluiu.

Para Ytalo Carlos de Oliveira Rique, coordenador de Operação de Campo, Regional Leste – Energisa Sul Sudeste, é um orgulho apoiar mais uma edição. Ele representou a empresa ao lado dos colaboradores Marcela Marcone, André Alves, Fernando Fernandes, Pedro Henrique e Rafael Dantas. Para Gabriel Alves Pereira Junior, diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste, a parceria já se tornou tradição no Sul de Minas. “É um evento que movimenta a economia local e reforça a importância da cultura e da tradição mineira. Vamos além de fornecer energia elétrica: temos também um compromisso social e cultural com a nossa comunidade”.

O 12º Festival de Boteco vai até o dia 28 de novembro. Mais detalhes no site: https://festivaldebotecoextrema.com.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1266

28/01/2023

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp