Notícias

1º semestre da Casa do Cidadão é marcado por qualidade dos serviços e atendimento

09 de julho de 2021

Fotos: Ascom/Câmara Extrema

Entrevistados

Os primeiros seis meses deste ano foram marcados por muito trabalho e intenso atendimento ao público na Casa do Cidadão, que é um anexo da Câmara dos Vereadores. Passaram pelo local 3.373 pessoas que receberam atenção de ponta, o carinho e as explicações das equipes de profissionais.

Em entrevista, a comunidade elogiou o acentuado volume de serviços que são oferecidos gratuitamente. Para Osmar Nepomuceno Oliveira, a educação e a rapidez são qualidades presentes desde a recepção até o atendimento final. “Precisei tirar cópias do meu currículo, pois estou desempregado. Atualmente estou sem condições financeiras para arcar com estes custos e prontamente procurei o Centro de Informática. Aqui eles me deram todo o suporte e atenção”.

Outra munícipe que saiu satisfeita da Casa do Cidadão foi Cleusa Quintanilha. Ela precisou fazer uma procuração para a sua mãe e retornou para casa com todas as informações necessárias.

Cristiano Paulino da Silva e Clebson Santos de Souza economizaram tempo procurando os serviços da Junta do Serviço Militar (JSM) e da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Segundo eles, o agendamento foi rápido e o atendimento altamente eficiente.

Já Talita Gomes dos Santos estava com problemas de regularização dos seus dados para decisões de crédito. Como ela tinha a comprovação dos seus débitos totalmente quitados, procurou os estagiários do Procon como forma de apoio e informação. “Dou nota dez para o atendimento de todos. São educados e muito profissionais. Saio daqui totalmente satisfeita!”, ressaltou.

A extremense Rosa Aparecida Caselato já esteve na Casa do Cidadão mais de três vezes. Na primeira vez procurou informações sobre auxílio doença. “Em todas as vezes fui atendida com muita precisão e eficiência. Hoje venho até aqui solicitar esclarecimentos quanto ao meu tempo de aposentadoria. No Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) somos atendidos com dignidade e muito respeito. Estou muito feliz!”, comemorou Rosa.

Jesus Munhoz reside na zona rural de Extrema. Ele parabenizou o trabalho da Câmara devido à ampla oferta de serviços que atendem a comunidade. Ainda questionado sobre a assistência dada pela equipe do CAC, ele foi enfático ao dizer que se sentiu apoiado e acolhido por todos os servidores da Casa do Cidadão. “Aqui temos suporte social”, destacou.

Melissa Morgan Teixeira Veríssimo mora com a família há muitos em Extrema. Ela ressaltou que, mesmo com as dificuldades ocasionadas pelo enfrentamento da pandemia de Covid-19, a Câmara dos Vereadores vem trabalhando de maneira assertiva para promover políticas públicas que respeitam a vontade, a insuficiência de serviços e a escassez de informações de toda a população extremense. “Eu soube por meios dos canais de comunicação do Legislativo sobre a grande quantidade de serviços que são ofertados na Casa do Cidadão. Não é a primeira vez que estou aqui e recomendo a todos”, disse.

Segundo as diretoras Patrícia Messiano Stopa Santos (CAC) e Luisa Ortiz (Procon), os serviços não pararam em momento algum durante o período pandêmico. “Sabemos das reivindicações de cada família e das dificuldades causadas pela Covid-19. Por isso prezamos pelo atendimento responsável, com foco no bem atender. É um compromisso que alimenta a nossa alma!”.

A Casa do Cidadão está localizada na Rua João Mendes, 67, Centro (em frente à Escola Estadual Alfredo Olivotti). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00 (sem intervalos no almoço). Os telefones são (35) 3435-2052 e 3435-1648.

Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC)

Orientações social e jurídica, simulação de aposentadoria, agendamento de perícia e do Poupatempo, requerimentos administrativos junto ao INSS, preenchimento e atualização de GPS, impressão de CNIS e de currículo, antecedentes criminais, atualização e 2ª via de CPF, boletim de ocorrência, da orientação CTPS, inscrição e transferência de título de eleitor, certidões eleitorais, 2ª via de certidões e habilitação de Seguro Desemprego.

Escola do Legislativo (EL)

Tem como objetivo atuar como uma ferramenta para o fortalecimento da educação política e cidadã. Por meio de programas, cursos, palestras e estudos relacionados ao Poder Legislativo, a EL contribui para a capacitação de agentes políticos, servidores públicos, estudantes e sociedade civil sobre diversos temas de interesse institucional, social e político.

Procon

O órgão legislativo protege e orienta o cidadão, preservando os seus direitos e mediando a justa prestação de serviços como telefonia fixa e móvel, servidores de internet, televisão, fornecimento de água e energia, produtos e compras online. Oferece ainda orientações acerca do Serviço de Proteção do Consumidor (SPC)/Serasa e cartório de protesto, serviços explicativos sobre financiamentos, empréstimos, consignados e afins.

Junta do Serviço Militar (JSM)

Alistamento Militar, Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) – ou Reservista, Atestado de Desobrigação Milita e outros.

Centro de Informática

Acesso a computadores e internet com acompanhamento de profissionais da área.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1266

28/01/2023

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp