Notícias

59º BPM completa seis anos de atividades após elevação à categoria

Construção da nova sede da unidade segue o mais moderno conceito de Batalhão existente na Polícia Militar de Minas Gerais

25 de setembro de 2020

Fotos: Ascom/59º BPM

Sem-Legenda-1-550×300

O 59º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Extrema, completou seis anos de sua criação, no último sábado, dia 19 de setembro. A data celebra a elevação da categoria máxima de uma unidade operacional, fato que ocorreu em 2014. Devido à pandemia de Covid-19, não houve cerimônia em comemoração.

A data se misturara ao longo de uma intensa história que se desdobrou após os combates entre as Forças Paulistas e as Forças Federais do Estado de Minas Gerais que se concentraram em Extrema em 1932, resultando na vitória mineira. Em 1936, após sancionada a Lei Federal nº 192, foi instalado em Lavras o 8º BPM, o qual efetivou a presença da Polícia Militar no Sul de Minas, desencadeando frações militares nas cidades próximas e dando início a história de criação de um grupamento militar no jovem município extremense.

Durante aproximadamente 50 anos, o Destacamento PM foi subordinado ao 8º Batalhão de Lavras, no comando de alguns sargentos, que enfrentaram condições precárias de trabalho, pois não havia viatura à disposição, sendo realizado patrulhamento a pé, e a sede também não era adequada. Contudo, quando elevado à categoria de Pelotão (PEL) PM na década de 80, o 5º PEL da 56ª Companhia (CIA) PM foi subordinado a então recém Unidade Operacional de Pouso Alegre, o 20º BPM.

Em 1º de janeiro de 1997, o Pelotão PM de Extrema foi elevado à categoria de Pelotão Especial, sendo comandado pelo capitão Vanderley. Em 2001, a unidade foi alçada à condição de uma Subunidade, constituindo-se na 116ª CIA PM, ainda sob comando de um capitão que continuou com subordinação ao Comando do 20º BPM de Pouso Alegre.

No ano de 2002, através de uma parceria com a Prefeitura de Extrema, foi construído o prédio que hoje é utilizado e que sediou outras duas solenidades de elevação da unidade. Em fevereiro de 2011, teve a criação da 27ª CIA PM Independente com status de Unidade de Execução Operacional, que passou a ser subordinada ao Comando Regional da 17ª RPM, tendo como comandante o major Robson Batista Franco durante três anos, que foi substituído pelo tenente coronel Izaldo José Teixeira, em fevereiro de 2014.

Já no dia 19 de setembro de 2014, ocorreu a elevação de Companhia Independente à categoria de Batalhão de Polícia Militar, tornando-se o 59º BPM e permanecendo com o comando do tenente coronel Izaldo. No ano seguinte, em 2015, o tenente coronel Robison de Andrade Santos substituiu o ex-comandante e assumiu o comando da PM em Extrema pela terceira vez, permanecendo até o fim de sua última gestão, em janeiro de 2020, deixando em andamento uma parceria com a Prefeitura de Extrema que se dispôs a investir em um projeto para a construção da nova sede da unidade, que seguirá o mais moderno conceito de Batalhão existente na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Segundo a Assessoria de Comunicação Organizacional do 59º BPM, as obras estão em processo de finalização, já obtendo 56% de conclusão, com inauguração prevista para o 1º semestre de 2021. Atualmente, a unidade tem como comandante o tenente coronel Júlio César de Campos Silva, e segue ocupando posições de destaque entre as unidades militares mineiras no ranking de redução criminal em todo o estado – ranking liderado pelo Batalhão de Extrema em 2019.


Militar mais antigo do 59º BPM

1º sargento Vanuir Pereira, militar mais antigo do 59º BPM

Em comemoração aos seis anos de criação do 59º BPM, a Assessoria de Comunicação Organizacional homenageou o 1º sargento Vanuir Pereira, que é o militar da ativa mais antigo da unidade. Após 32 anos de serviços prestados, o sargento Vanuir, com amor à profissão que exerce, ainda demonstra interesse em querer aprender novas funções, tornando-se referência para os militares.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp