Foto: Divulgação
Atualmente, a Secretaria de Cultura realiza a digitalização de documentos da Fazenda do Matão pertencentes à Isa Garcia Rosa Picone. São fotografias antigas (da primeira metade do século XX) e relatórios da fazenda (das décadas de 1940 e 1950).
Através da plataforma do Adre, estudantes, munícipes e o público em geral têm acesso, em formato digital, a uma grande variedade de documentos históricos como: fotografias antigas, jornais de época, mapas históricos, livros da Prefeitura Municipal e da Câmara de Extrema, entre outros. Na mesma plataforma, os usuários podem acessar cópia de documentos pertencentes a arquivos do Brasil e do exterior que lançam luz sobre a história de Extrema e região, os vídeos do projeto Memória Viva de Extrema, aquarelas do artista italiano Alfredo Mucci, cartazes antigos, trabalhos desenvolvidos pelo Setor do Patrimônio Cultural, entre outros.
A Secretaria de Cultura agradeceu a todos que colaboram com o projeto Acervo Digital Regional de Extrema e informou que receberá, de forma contínua, cópias de fotografias antigas e outros itens e documentos históricos, em formato digital ou impresso, para serem digitalizados, na própria secretaria, juntamente com um Termo de Autorização de Uso e de Cessão de Direitos Autorais – que pode ser acessado na plataforma do Adre.
Todos os itens do Adre permanecem acessíveis, em múltiplos navegadores, no link: www.extrema.mg.gov.br/siscultura/acervo.
receba a
Edição digitaldireto no seu
whatsapp