Arte: Adre
Esses registros e documentos pertencem a 33 famílias da região e 12 instituições/entidades do Brasil, de Portugal e da Itália. Além disso, a plataforma do Adre possui arquivos do Setor do Patrimônio Cultural, conteúdos de ‘Você Sabia?’ e um espaço destinados a exposições virtuais.
No dia 24 de fevereiro de 2021, dia em que se completaram 240 anos do falecimento de Thomaz Roby de Barros Barreto do Rego, foi inaugurada pela Secretaria Municipal de Cultura de Extrema a primeira exposição virtual da plataforma: “O Morro do Lopo e a Demarcação de Thomaz Roby (1749)”.
Ao abordar passagens da história da delimitação dos limites entre Minas Gerais e São Paulo, a exposição demonstra como a Serra do Lopo tornou-se um dos marcos geográficos balizadores dos limites existentes entre a Capitania de Minas Gerais e o Governo de São Paulo, pela demarcação efetuada, em 1749, pelo ouvidor Thomaz Roby.
O projeto objetiva promover a digitalização e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos históricos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema (e região).
A Secretaria Municipal de Cultura agradece a todos que colaboram com o Projeto Acervo Digital Regional de Extrema e informa que recebe, de forma contínua, cópias de fotografias antigas e outros itens e documentos históricos, em formato digital ou impresso, para serem digitalizados, na Secretaria de Cultura, juntamente com um termo de autorização de uso e de cessão de direitos autorais – que pode ser acessado na plataforma do Adre.
Todos os itens do Adre permanecem acessíveis, em múltiplos navegadores, no endereço: www.extrema.mg.gov.br/siscultura/acervo.
receba a
Edição digitaldireto no seu
whatsapp