Notícias

Acervo Digital Regional de Extrema ganha novos itens e digitaliza fotos da Fazenda do Matã

Foto: Reunião da Câmara de Extrema na década de 1940

16 de setembro de 2020

Foto: Adre

Reunião-da-Câmera-de-Extrema-na-década-de-1940-550×300

O Acervo Digital Regional de Extrema (Adre), lançado no dia 17 de julho, ganhou, nos últimos dias, novos itens. Destacam-se sete novos livros históricos da Câmara Municipal de Extrema, que contêm o registro de atas das décadas de 1920, 1930, 1940 e 1950 (livros que totalizam 911 páginas).

Uma importante obra concluída na década de 1920 também foi digitalizada pela Secretaria de Cultura de Extrema e disponibilizada no Adre nos últimos dias graças à colaboração de Alfredo Brito da Cunha, proprietário desse bem. Trata-se da obra intitulada “História da Villa e Município de Santa Rita da Extrema, da Comarca de Jaguary” (de 54 páginas), de autoria de Antônio Ferreira de Almeida, que atuou, no início do século XX, como secretário na Câmara Municipal de Extrema, entre outros.

Foram disponibilizados ainda no Adre dois álbuns de fotografias que fazem parte do Arquivo da Paróquia de Santa Rita de Extrema e apresentam ao munícipe aspectos da vida desse importante religioso italiano que atuou no município durante quase quatro décadas (arquivos que totalizam 46 páginas).

Atualmente, a Secretaria de Cultura de Extrema digitaliza documentos da Fazenda do Matão pertencentes à Isa Garcia Rosa Picone. Até o momento, já foram digitalizados 142 fotografias da fazenda (das décadas de 1940, 1950, 1960, 1970 e 1980) e um relatório da propriedade (da primeira metade do século XX). Em breve, este material também será disponibilizado no portal do Adre, juntamente com novos documentos da Fazenda do Matão.

Neste momento, o Acervo Digital Regional de Extrema possui cerca de 4.556 páginas. Todos os itens permanecem acessíveis, em múltiplos navegadores, no endereço: www.extrema.mg.gov.br/siscultura/acervo.

A Secretaria Municipal de Cultura agradece a todos que colaboram com o Projeto Acervo Digital Regional de Extrema e informa que receberá, de forma contínua, cópias de fotografias antigas e outros itens e documentos históricos, em formato digital ou impresso, para serem digitalizados, na própria Secretaria de Cultura.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp