Notícias

Acompanhe o bate-papo com o presidente da Câmara de Extrema, vereador Walderrama

16 de setembro de 2021

Foto: Divulgação

Presidente da Câmara de Extrema, Sidney Soares Carvalho (Walderrama),

O presidente da Câmara de Extrema, Sidney Soares Carvalho (Walderrama), conversou com a Gazeta da Cidade sobre as principais ações da Casa, fez um balanço do período vigente e adiantou as novidades da Casa do Cidadão.

Gazeta da Cidade: Quais são as principais ações já realizadas pela atual legislatura da Câmara?

Walderrama: As ações desenvolvidas nestes primeiros nove meses de mandato apontam para inúmeras benfeitorias para toda a população. Intensificamos a união da mesa diretora em poder fortalecer a voz do extremense no ambiente político. A atual legislatura está sendo construída com muito trabalho e empenho para que todos os projetos saiam da gaveta e consigam ser realizados efetivamente. Mesmo com as constantes dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, o Legislativo não parou um minuto sequer. O foco das nossas ações está voltado na promoção da transparência de tudo o que acontece na esfera legislativa e na maior interação com o cidadão por meio das plataformas e canais de comunicação (o que envolve ainda os diversos formatos de mídias), incentivando assim a criação e o desenvolvimento de políticas públicas que geram resultados promissores. Tivemos que readaptar o funcionamento tanto da Câmara quanto da Casa do Cidadão devido aos cuidados sanitários impostos pela pandemia da Covid-19. Também demos continuidade à ampliação do prédio do Legislativo para que no futuro possamos ofertar mais serviços à comunidade e subsidiar um atendimento de ponta, respeitando o funcionalismo e o bem atender a cada munícipe.

Gazeta da Cidade: Faça um balanço sobre o seu mandato como presidente da Casa.

Walderrama: Posso traçar um balanço positivo com foco no social. Nosso perfil de trabalho é voltado sempre ao coletivo, cumpridor das condutas que regem o diálogo, a participação e a honestidade com as coisas públicas. Sempre falo na expressão ‘mesa diretora’ porque nós prezamos a preocupação com o bem-estar da população. As nossas propostas de trabalho militam as áreas de saúde, de educação, de segurança, da cultura, do turismo e outras pastas. Também criamos projetos voltados ao desenvolvimento gestor da urbanização municipal e rural, da causa animal, da proteção a favor da mulher, no cumprimento das políticas ambientais, na geração de emprego e renda, na promoção de programas e ações voltados à assistência social, no progresso do sistema habitacional, na evolução do sistema de atendimento e de utilidade pública na Casa do Cidadão, na aprovação emergencial de projetos de leis que tratam da saúde do cidadão, no aumento de proposições que pertencem aos setores de saneamento básico, obras e urbanismo e demais áreas. Tudo isso está pautado na lisura e no respeito com a família. Não podemos nos esquecer de mencionar a atenção e o grande apoio proveniente do Executivo que não mede esforços para concretizar as benfeitorias apresentadas pelos vereadores da base. Estamos juntos e de mãos dadas neste processo chamado cidadania.

Gazeta da Cidade: Fale sobre os projetos, benfeitorias e conquistas da mesa diretora. Há novidades sobre serviços/atendimentos na Casa do Cidadão?

Walderrama: A plataforma de trabalho da Casa é bastante intensa e ampla. Na Casa do Cidadão, por exemplo, oferecemos atendimentos remotos via WhatsApp e os serviços do Procon, do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), da Junta do Serviço Militar (JSM), do Centro de Informática, da Escola do Legislativo (EL) e da Procuradoria da Mulher. Agora a Câmara irá ampliar os trabalhos por meio da Unidade de Atendimento Integrada (UAI) do Estado de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). A expansão deste programa é um dos resultados do esforço do Governo de Minas em aumentar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.

Nesta esteira de investimento social, estamos a todo vapor com a ampliação do prédio do Legislativo. A população de Extrema e os servidores públicos contarão com uma estrutura digna que vem sendo construída com salas amplas e arejadas, em um espaço que condiz com o avanço e a evolução dos serviços oferecidos pelo Legislativo. Além de um atendimento de ponta, o munícipe será recebido por uma equipe altamente profissional com prontidão e eficiência na prestação do serviço público.

A Câmara vem trabalhando com bastante efetividade principalmente na criação de ferramentas comunicacionais que ampliam a informação política. Plataformas digitais foram construídas objetivando a interação e a troca de informações em tempo real. “Passamos a incentivar o contato direto com o munícipe, a fim de traçar um relacionamento mais fidedigno. A convivência com o extremense e a clareza administrativa deram tão certo que continuamos neste formato de trabalho. Isso só veio a agregar. A segurança sanitária também se tornou um referencial rigoroso na prestação de serviços na Casa. Mesmo com a suspensão presencial da participação popular nas sessões (que retomará em breve) e no interior do prédio legislativo ocasionada pela pandemia, a atual legislatura criou em todos os seus canais oficiais mecanismos que estreitaram a comunicação com o cidadão.

A prioridade é o debate, a transparência informativa, a participação popular e o bem da nossa população. Os números destes meses de legislatura revelam produtividade. Estamos no caminho certo e acreditamos que o trabalho continua de forma respeitosa e coerente com as demandas. Reafirmo que esta gestão está sendo formada pela postura séria, voltada para a ampla transparência dos atos institucionais. Trabalhamos com bastante empenho para transformar as reivindicações da comunidade em realidade.

Gazeta da Cidade: Deixe uma mensagem sobre o aniversário de Extrema.

Walderrama: Os avanços políticos conquistados ao longo deste período foram valorosos. Este perfil gestor é fruto do maior envolvimento do cidadão com as coisas públicas, a seriedade de como são tratadas as pautas legislativas e o respeito no cumprimento da representatividade popular. A nossa responsabilidade como gestores públicos é com o bem-estar da nossa população. Extrema é referência no cenário nacional porque caminhamos em plena marcha de expansão. Isso requer investimentos planejados em todas as áreas e setores. Por isso, nesta data de comemoração de emancipação político administrativa, é fundamental citarmos o nosso maior bem, que é a nossa gente. É do povo que emana a vontade e o desejo de vencer. É para a família extremense que trabalhamos. É por todos que construímos o nosso juramento: batalhar por dias melhores e mais assertivos. Em nome do Legislativo, parabenizo Extrema pelos 120 anos de vitória. A maior glória de uma vitória não consiste apenas no cruzar a meta, mas sim no esforço até alcançá-la. Nesta caminhada estamos de mãos e braços dados com cada um, na busca por mais dignidade e felicidade. Feliz Aniversário, amada Extrema!

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1199

16/10/2021

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp