Foto: Ascom/Pref. Extrema
No feriado do Dia de Finados, 2 de novembro, a equipe de combate a endemias esteve presente em frente ao Cemitério da Saudade para distribuir mudas de crotalária aos que ali passavam, a fim de propagar a importância desse método preventivo e dar orientações para a população, por meio de panfletos, sobre o combate do mosquito da dengue.
Mais de 500 mudas foram distribuídas gratuitamente pela equipe, sendo que a iniciativa partiu da coordenação do Centro de Controle de Zoonoses e também do Setor de Endemias. Todos os agentes foram capacitados para informar os benefícios da planta e também para entregar as mudas e explicar como elas são plantadas.
A crotalária é conhecida como o repelente da dengue, visto que a flor amarela da planta atrai a libélula, predadora de pequenos insetos como o Aedes aegypti, prevenindo o surgimento de focos. Contudo, as outras formas de combate ao mosquito devem continuar.
A equipe pretende, no final deste ano, distribuir sementes de crotalária de casa em casa, com o intuito de abranger ainda mais esse método alternativo de controle da dengue.
receba a
Edição digitaldireto no seu
whatsapp