Fotos: Ascom/Pref. Extrema
A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Extrema realizou diversas ações para enfrentamento da violência e exploração sexual infantil, nesta semana, em celebração ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Ao longo de toda a semana, as equipes do Cras e Creas, e também de outros setores da Secretaria de Assistência Social, mobilizaram alunos, autoridades e demais munícipes para se sensibilizarem com a luta social, alertando sobre a necessidade de combater este tipo de crime, bem como incentivar o registro de denúncias das violações sofridas pelo público infantojuvenil.
A abertura da campanha “Faça Bonito”, em prol do combate ao abuso e exploração sexual infantil, reuniu centenas de alunos do sétimo ano das escolas municipais Maristela Carniel Onisto e Sebastião Morbidelli, no Cine Teatro. O “Projeto Auê” se apresentou e cantou o jingle da campanha: “Disque 100, abuso aqui não tem” e, em seguida, a psicóloga Vanessa Damásio, da equipe Técnica do Creas, ministrou uma palestra, fechando com uma roda de conversa sobre o tema.
No dia 18 de maio, quarta-feira, houve uma mobilização na Praça Central de Extrema, a qual contou com 120 pessoas, dentre representantes da Assistência Social, membros do “Projeto Auê”, alunos e profissionais da Escola Estadual Odete Valadares e alguns munícipes.
Em continuidade às ações, nos dias 19 e 20 de maio, quinta e sexta-feira, 50 profissionais intersetoriais estiveram na Faculdade de Extrema (Faex) para uma capacitação de 11 horas sobre “Escuta especializada e depoimento especial”, ministrada pelo psicólogo Rudinei Luiz Beltrame. Participaram do curso técnicos das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, integrantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Fórum, da Segurança Pública e também de entidades conveniadas.
Na próxima semana, para finalizar as atividades da campanha, entre os dias 23 e 27 de maio, as equipes técnicas da Assistência Social visitarão as escolas municipais para conscientizar os alunos de forma mais ampla, levando mais conteúdo informativo e didático.
receba a
Edição digitaldireto no seu
whatsapp