Notícias

Bate-papo com o prefeito João Batista

17 de setembro de 2022

Foto: Divulgação

Primeira-dama do município, Terezinha Monteiro, e o prefeito de Extrema, João Batista

O prefeito de Extrema, João Batista, conversou com a Gazeta da Cidade sobre as obras, ações e projetos em todas as áreas da Administração Municipal, como Saúde, Educação, Esporte, Habitação, Infraestrutura, Turismo, Segurança, entre outros setores, para este ano e também em 2023. Acompanhe:

Revista da Cidade: Quais foram as principais obras e ações concluídas em 2022?

Prefeito João Batista: As obras concluídas em 2022 são: Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Professora Lucy Pereira de Lima Zingar, Escola Municipal Maristela Carniel Onisto, nova sede do 59º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Avenida Engenheiro João Gilli Neto, primeira fase da Avenida Luiz Gabellini, campo do Jardim Bela Vista, primeira fase do Residencial Roseira 3 com 92 unidades habitacionais, Espaço Comunitário da Vila dos Britos, Complexo Aquático no Poliesportivo, novo sistema viário ligando o Bairro da Vargem do João Pinto à Fazenda do Matão, Associação de Moradores do Bairro das Furnas, segunda fase da implantação de luminárias em LED em novos pontos do município e fechamentos externos em diversas áreas de lazer. Também entregamos 27 automóveis para a Secretaria de Educação.

Revista da Cidade: E as obras que estão em andamento no município?

Prefeito João Batista: Em andamento temos anova sede da Secretaria de Assistência Social, o Centro Comunitário do Bairro do Salto – composto por quadra poliesportiva e sede da Associação e Moradores -, Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim São Cristóvão, UBS Fisgão, UBS Morbidelli, UBS Rodeio, UBS Barreiro, quadra poliesportiva do Fisgão, quadra poliesportiva Cachoeira 2, escola em modelo agrícola do Salto, Escola do Barreiro, campo do Bairro Tenentes, Residencial Tenentes 6, nova sede de Delegacia de Polícia Civil, Parque do Jardim Bela Vista e praças públicas em alguns bairros da cidade.

Revista da Cidade: Fale um pouco sobre os projetos para o resto do ano.

Prefeito João Batista: Até o final do ano temos como meta a entrega de algumas importantes obras, como o Centro Esportivo Extrema Futebol Clube, a Feira de Extrema e praças em alguns bairros que já estão em andamento, como a Praça da Bíblia, Escadaria Dona Brandina, Praça Cachoeira 3 e a Praça das Águas.

Revista da Cidade: O que a população pode esperar para 2023?

Prefeito João Batista: 2023 será um ano de conquistas e de grandes investimentos em Extrema, beneficiando toda a população, sejam as crianças, os jovens, os adultos e também os mais velhos, que buscam nos serviços da prefeitura qualidade de vida.

Queremos expandir mais centros infantis, e estão em fase de projeto o Ceim Jardim Bela Vista e o Ceim Pessegueiros, além das escolas nos bairros Roseira, Vila Esperança e Tenentes. Também vamos dar início às obras da sede própria do Centro Municipal de Educação Especializada. Pretendemos iniciar a obra do novo Ceim Roseira já no início do novo ano. Também iremos entregar à população a nova escola do Barreiro e a escola do Salto.

Vamos ampliar o atendimento na saúde primária com a construção de novas UBSs no Bairro do Agenor, Ponte Nova (Unidade II), Tenentes, Roseira e a nova sede da UBS Centro I. Estamos estudando ainda a construção de uma nova unidade no Bairro do Pessegueiros e a nova UBS do Bairro Vila Esperança.

Ainda na saúde estamos analisando os projetos do Centro de Especialidade Médicas (CEM) e de uma nova sede do Centro de Especialidades Odontológicas.

E como esporte e saúde andam juntos, temos programado a construção de um Espaço de Ginástica, a conclusão da obra da quadra poliesportiva do Cachoeira 2, da reforma da arena do vôlei no Extrema Futebol Clube, além da cobertura de novas quadras poliesportivas e três Centros Comunitários, sendo no Petrominas (Pires), Vila da Frum e Posses.

Eu e Juliano queremos colocar a Usina Termoquímica para funcionar e dar seguimento à obra da nova sede da Secretaria de Assistência Social, do Cemitério Municipal, que está sendo construído no Jardim Bela Vista, além de concluir também as obras do Parque no Jardim Bela Vista, especificamente ao lado do campo de futebol. Nesta região estamos realizando estudo preliminar para a construção de um espaço de atletismo.

Através de convênio, daremos andamento na obra da sede própria do Ministério Público, da Delegacia Regional de Polícia Civil e do Posto de Perícias Integradas, além da nova sede do Cartório Eleitoral.

Assim como fizemos na gestão anterior, além de dar prosseguimento em obras novas, iremos manter e ampliar a gestão de obras voltadas à manutenção predial como o Ceim Professora Odila Azevedo Marques Paiva, o Ceim Professora Maria Aparecida Egídio, o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) e o Núcleo Educacional no Mantiqueira, que, além de reformado, será ampliado.

Já no Turismo, como meta de transformar a área na segunda economia do município, vamos focar nos projetos de construção de novos parques: Bairro da Fazenda do Matão, Ajuruoca e Pico do Lobo Guará. A Avenida Nicolau Cesarino irá passar por importantes requalificações, especialmente paisagísticas, além de receber novos portais. Iremos manter as revitalizações e construções de novas praças – que hoje somam 21 projetos.

Na área habitacional, além da entrega da fase II do Residencial Roseira 3, esperamos iniciar o Residencial Tenentes 6 e o Roseira 4, e lançar novos programas habitacionais em um formato jamais visto na história de Extrema, onde temos como meta diminuir significativamente o déficit habitacional na cidade.

A infraestrutura e a mobilidade urbana também serão prioridades. Manteremos o programa de valorização do homem do campo com investimentos em pavimentação asfáltica e iluminação pública na zona rural, além de focar em vias estruturantes, como a segunda fase da Avenida Luiz Gabellini, e os novos acessos viários que irão ligar o Jardim Bela Vista-Nicolau Cesarino, Morro Grande-Barreiro, Nicolau Cesarino-Fisgão e o novo sistema viário no Bairro do Pedrosos e Jardim-Pessegueiros – duas importantes obras, que vão melhorar questões sociais de ambas as regiões e fomentar o desenvolvimento industrial.

Criaremos, ainda, uma programação cultural extensa e repleta de diversidade, a fim trazer a inovação tão vivenciada durante nossa gestão.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1248

24/09/2022

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp