Notícias

CAC realiza a emissão do DAS para MEIs de forma gratuita

31 de dezembro de 1969

CAC realiza a emissão do DAS para MEIs de forma gratuita

O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo empresarial simplificado, criado para facilitar a formalização dos cidadãos que trabalham de maneira autônoma no país.  Ao se tornar MEI, o cidadão passa a ter o registro empresarial junto aos órgãos governamentais, podendo assim obter benefícios, como número de CNPJ, emissão de nota fiscal, acesso a serviços bancários específicos, etc.

Para formalizar-se como MEI, é simples e rápido, basta acessar o site https://bit.ly/3RQg8ma, clicar em “Quero Ser MEI”, em seguida realizar as instruções passo a passo.

Sou MEI, quais impostos devo pagar?

Após a abertura da empresa, começa a ser exigida a contribuição mensal do Microempreendedor Individual, por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). No DAS, estão incluídos valores relativos ao INSS; Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, para aqueles que atuam no setor de comércio ou indústria; o Imposto Sobre Serviço, para aqueles que atuam com prestação de serviço.

A geração de DAS é realizada online, através do Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual (PGMEI), por meio do link: https://bit.ly/3L6oGD5.

Os cidadãos que possuam alguma dificuldade em gerar o documento de arrecadação, podem contar com a ajuda do Centro de Atendimento do Cidadão (CAC), onde a emissão é feita de forma gratuita.

A diretora do CAC, Patrícia Stopa Santos, fala sobre a importância para o MEI em deixar a contribuição Documento de Arrecadação do Simples Nacional em dia: “A contribuição mensal do MEI pode ser utilizada para o requerimento de todos os benefícios do INSS, exceto Aposentadoria por Tempo de Contribuição, que necessita de complementação. Contudo, para seu aproveitamento junto ao INSS é necessário que as contribuições sejam realizadas em dia, a fim de serem computadas para efeito de carência”. 

A Casa do Cidadão fica na Rua João Mendes, 176, Centro de Extrema, com atendimento das 08h00 às 17h00 – sem hora de descanso.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1266

28/01/2023

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp