Notícias

Camanducaia completa 153 anos com programação comemorativa online nesta terça-feira (20)

20 de julho de 2021

Fotos: Divulgação

default
Prefeito Rodrigão
Vice Dr. Mazinho

Camanducaia vai completar 153 anos nesta terça-feira, dia 20 de julho. Para comemorar a data, Prefeitura Municipal, com apoio da Câmara, preparou várias atividades que poderão ser acompanhadas online. Haverá inauguração de Mostra de Artes, show musical, inauguração da galeria de prefeitos e vices, e muito mais.

Programação – 20 de julho

– 09h00: leitura de um texto em memória das vítimas de Covid-19; hasteamento das bandeiras a meio-mastro.

– 10h30: inauguração da galeria de prefeitos e vice-prefeitos, e da Mostra de Artes.

– 20h00: apresentação da Banda Giih e Suellen Alone.

Prefeito e vice falam do aniversário

O prefeito Rodrigo Alves de Oliveira (Rodrigão) destacou que Camanducaia é um município incrível. “No coração da Serra da Mantiqueira, tem belas paisagens, um recurso hídrico abundante e, acima de tudo, um povo acolhedor, amoroso, alegre e trabalhador. Somos privilegiados pela natureza e pela possibilidade de crescimento. Somos um município que carrega a história da nossa região e com potencial enorme no turismo, na indústria, no agronegócio e no comércio. Estamos comemorando 153 anos de emancipação política, mas temos mais de 300 anos de uma história marcada por muita luta, prosperidade e inúmeras conquistas”.

“Tenho orgulho de estar à frente da Administração Municipal e de poder retribuir a Camanducaia um pouco do que fez por mim e por minha família. Estamos empenhados em continuar transformando o município, com realizações importantes em todas as áreas e com a atração de novos investimentos, fazendo Camanducaia e o nosso povo prosperar. Parabéns, Camanducaia. Parabéns, camanducaiense”, completou Rodrigão.

O vice-prefeito Waldemar Gomes de Oliveira Filho (Dr. Mazinho) também ressaltou o orgulho de, ao lado de cada camanducaiense, participar da construção e do crescimento do município. “Estamos completando 153 anos de emancipação política, com uma história carregada de muitas conquistas forjada por um povo hospitaleiro e muito trabalhador. Continuaremos honrando a nossa história e trabalhando diariamente para fazer com que Camanducaia continue crescendo, prosperando e se desenvolvendo. Parabéns, minha querida Camanducaia”, disse.

História de Camanducaia

Em 20 de julho de 1868, a então Jaguary foi elevada à categoria de cidade com a Lei providencial nº 1.527, dando início a uma nova fase na história de Camanducaia, que remonta de muitos anos anteriores. O município foi a sede da comarca que abrangia o Sul de Minas no século XVIII, formada por aventureiros que andavam em busca de ouro e outras pedras preciosas.

Antes do nome definitivo, a cidade recebeu diversas denominações: Camandocaia, Vila Carolina, Jaguary, passando, a partir de 19 de setembro de 1930, ao nome Camanducaia, que na língua indígena quer dizer feijão queimado, mas possui outros significados como feijão cru, feijão sadio, fava picante ao paladar, queimada para caçar.

Em 1833, a então freguesia foi elevada à vila, que foi proclamada na antiga Praça do Rosário, hoje a Praça Orestes Nóbrega. A autonomia municipal oficial veio no dia 23 de março de 1840, quando recebeu a denominação de Vila do Jaguary.

Camanducaia foi uma das pioneiras na campanha abolicionista. Em 1887, foi fundado o Clube dos Abolicionistas e, antes mesmo da abolição da escravatura no Brasil, em 31 de março de 1888 não havia em Camanducaia nenhum escravo. Outro fato marcante é que já em 1913 instalou-se a empresa elétrica do município, sendo uma das primeiras cidades a ter luz elétrica no país.

Hoje, com mais de 20 mil habitantes, clima ameno e lindas paisagens, Camanducaia se destaca pelo turismo, indústria e pela agropecuária como principais atividades econômicas, além de ser um local ideal para a prática de esportes radicais. Com mais de 50 comunidades rurais e os distritos de Monte Verde e São Mateus, o município é muito grande em sua extensão total, sendo um dos maiores em área do Sul de Minas, com paisagens marcantes que atraem milhares de pessoas de todo o Brasil.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp