Notícias

Camanducaia registra primeiros casos de coronavírus

Edmar Dias conversou com a Gazeta da Cidade sobre as ações da prefeitura no combate à doença

17 de abril de 2020

Divulgação

92698831_1272980399571996_2038240910013104128_n-550×300

Camanducaia teve os primeiros casos confirmados do novo coronavírus. Um homem e uma mulher estão infectados pela Covid-19. Além disso, há dois casos em investigação (aguardando resultado dos exames), segundo o último boletim epidemiológico divulgado. Nesta semana, a prefeitura emitiu um novo decreto, alterando algumas medidas de enfrentamento à pandemia.

A Prefeitura de Camanducaia também unificou a maioria das determinações neste novo documento, ficando vigentes os decretos nº 058/2020 que cria o Comitê Gestor e o nº 062/2020 que declara situação de emergência no município. Continua em vigor, sem alterações, as medidas de restrições de funcionamento de serviços e atividades.

No novo decreto, nº 088/2020, fica alterado o horário do toque de recolher em todo o município, das 19h00 às 06h00 – comércios autorizados a funcionar podem ficar abertos até às 18h00; foi prorrogada a proibição do turismo até 30 de abril – em caráter emergencial, está proibida até terça-feira, dia 21 de abril, a entrada de pessoas domiciliadas em outras cidades que possuam residência em Camanducaia, como casas de veraneio, sítios, chácaras e afins; é recomendado o uso de máscaras em vias públicas, já para servidores públicos e funcionários de estabelecimentos, serviços e atividades, o uso da máscara é obrigatório; e os estabelecimentos ficam responsáveis por organizar as filas externas.

Além das medidas adotadas em decretos, como a suspensão das aulas e orientações sobre o uso de máscaras, a prefeitura tem realizado a pulverização (desinfecção e higienização) nas ruas de Camanducaia e dos distritos de Monte Verde e São Mateus. O investimento em Saúde é outra ação da administração municipal na luta contra o coronavírus. “Colocamos mais um médico no hospital, em parceria com a Santa Casa, e adquirimos uma ambulância, que será equipada com UTI, mais respiradores, entre outros equipamentos, e seguimos buscando formas para melhorar ainda mais a estrutura da Saúde no município”, contou o prefeito municipal, Edmar Dias, em entrevista à Gazeta da Cidade.

Prefeito Edmar Dias

“Em Camanducaia, estamos bem, com poucos casos confirmados e suspeitos. De imediato, não vamos mudar nada pela questão dos primeiros casos da doença, porque, infelizmente, era natural que, mais cedo ou mais tarde, aparecessem. As medidas são as mesmas, não vamos nem endurecer nem flexibilizar o que já foi adotado devido a esses casos. Algumas medidas já seriam tomadas, baseadas nas recomendações do Ministério da Saúde, como orientar melhor sobre as filas nos estabelecimentos e contratar mais fiscais para assegurar que os comércios estejam funcionando de acordo com as ações da prefeitura”, disse Edmar Dias.

O prefeito também destacou que a população é fundamental no combate ao vírus. “Ela pode ajudar fazendo a sua parte, cuidando dela, da higiene pessoal e do ambiente, realizando o distanciamento, além de evitar sair de casa desnecessariamente”, afirmou Edmar. “A população deve levar a sério o isolamento social e todas as medidas de segurança”, frisou.

Para ter acesso à íntegra do decreto, acesse: https://bit.ly/2RMdO2L. No Facebook da Prefeitura de Camanducaia é possível acompanhar diariamente a situação do coronavírus na cidade, por meio dos boletins epidemiológicos: www.facebook.com/PrefeituraDeCamanducaia.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp