Notícias

Câmara Municipal prioriza transparência pública e amplia canais de comunicação

17 de julho de 2021

Foto: Ilustrativa

social-3408791_1280

Interação, diálogo, transparência e maior proximidade com o cidadão. Estes são alguns dos propósitos que encabeçam a lista de compromissos que vem sendo trabalhados pela atual legislatura da Câmara Municipal de Extrema, principalmente quando o assunto é comunicação.

No site oficial do Legislativo o internauta pode acompanhar em tempo real (via streaming) todo o debate gerado nas reuniões ordinárias e extraordinárias. O recurso permite na íntegra a consulta de todas as sessões na aba Agenda. A transmissão também é feita pelas redes sociais por meio dos canais oficiais no Facebook, Instagram e Youtube. Nas plataformas o cidadão consegue trocar informação com os servidores públicos que permanecem de plantão durante todo o expediente legislativo.

No Portal Transparência, que é um canal onde podem ser acompanhadas a utilização dos recursos e outros assuntos relacionados à administração municipal, é garantido e ampliado o direito à informação e à transparência da gestão. É nele que se fortalece a participação social na fiscalização dos gastos e investimentos.

Outra ferramenta inovadora criada neste ano foi o App Legislador. O aplicativo utiliza-se de uma tecnologia a serviço do bem-estar social que possibilita o maior envolvimento cidadão com a Casa de Leis, além de aproximá-lo também dos 11 vereadores. A ferramenta é acessada pelo celular e permite o envio de solicitações de demandas de sua rua ou bairro, acesso à legislação municipal, notícias das reuniões e plenárias, consulta de edis e suas proposituras, mapa interativo exibindo os locais em que as proposições se encontram e uma infinidade de dados que valorizam o respeito com as coisas públicas e a realidade na lisura legislativa.

Com a avalanche de afazeres e a correria do dia a dia, tempo se tornou artigo de luxo. Pensando também neste tipo de consumidor que se atrai por modelos mais dinâmicos de comunicação, foi criado o Minuto Câmara. É um novo espaço de informação resumida com notícias em tempo real e boletins semanais que trazem o que acontece em toda a esfera parlamentar e da Casa do Cidadão. Além dos resumos jornalísticos, o programa vem com informações das comissões, dos conselhos municipais e de toda a estrutura administrativa. Com breve duração e fácil assimilação, o Minuto Câmara reforça a interação assertiva com a comunidade e proporciona às publicações um efeito ainda mais ágil.

Para os fieis adeptos da leitura impressa é ofertado o jornal O Cidadão. A periodicidade mensal garante um resumo bastante limpo com os principais destaques da Câmara. A distribuição é feita nos quatro cantos do município e o seu formato também está disponível digitalmente no site institucional. A Assessoria de Imprensa trabalha ainda com posicionamento certeiro na distribuição de matérias aos veículos impressos que circulam na região. É uma forma de ampliar a leitura legislativa àqueles que procuram o comodismo no folhear das páginas.

Mais comunicação na zuna rural

Notícias, boletins, entrevistas e anúncios oficiais passarão a integrar a grade de programação da Rádio Portal 106,5 FM, que atende todo o Sul de Minas e regiões circunvizinhas. Segundo Léo Demeter, diretor de Comunicação da Câmara, o jornalismo político passa a ter voz e representatividade neste novo espaço informativo. “Nossa missão é deixar o munícipe cada vez mais próximo das decisões políticas debatidas pela Casa, além de torná-lo peça chave neste importante processo chamado cidadania. Participação e conhecimento precisam ser alinhados. Este é o propósito da Câmara”, destacou o jornalista.

Atendimento na palma da mão

A Casa do Cidadão – anexo da Câmara – vem oferecendo inúmeros serviços gratuitos à comunidade. Mesmo em face à pandemia da Covid-19 que ditou regras sanitárias e medidas de enfrentamento e de combate ao novo coronavírus, foram aplicadas inúmeras ações que levaram mais informação à população sem deixar de lado o atendimento e a atenção com cada munícipe. O WhatsApp Procon e CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão) são ferramentas legislativas que trouxeram qualidade na prestação de serviço. No conforto de casa e com a segurança sanitária necessária, o extremense tira todas as dúvidas, acompanhado por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais altamente competentes.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp