Notícias

Caminhão de fotografia promove atividades culturais na Escola Estadual Alfredo Olivotti

12 de dezembro de 2021

Foto: Divulgação/ImageMagica

Ação será realizada na segunda-feira (13)

Refletir sobre o futuro utilizando a fotografia como ferramenta: esta é a missão dada aos alunos da Escola Estadual Alfredo Olivotti, em Extrema, pelo projeto Escola do Olhar. Apresentada pelo Ministério do Turismo e Grupo GR, a ação cultural, realizada pela ONG ImageMagica, tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e acontece na próxima segunda-feira, dia 13 de dezembro.

O caminhão da fotografia da ONG estacionará na cidade com uma série de atividades interativas e entrega das fotografias impressas já produzidas pelos alunos, fruto das atividades realizadas pela oficina de fotografia online, disponibilizada pela ONG no início do semestre.

Além de abordar questões técnicas para produzir uma foto, as aulas virtuais também promovem desafios fotográficos sobre temas de interesse público, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de despertar em cada aluno a possibilidade de usar a linguagem fotográfica como uma ferramenta crítica e de expressão.

Segundo a coordenadora do projeto, Andreza Portela, a primeira parte da oficina fotográfica foi adaptada ao formato virtual para acompanhar a nova rotina dos alunos em tempos de pandemia. “Neste próximo semestre, momento em que as escolas se adaptam às aulas presenciais, é uma oportunidade de encerrar o ciclo das atividades de uma forma mais completa”.

Uma das atividades acontece dentro da unidade móvel: no caminhão, os alunos entram na câmera escura, um ambiente que simula como funciona uma câmera fotográfica por dentro, aprendendo, na prática, sobre a formação da imagem e incidência da luz. Já as fotografias realizadas pelos alunos durante a oficina online são impressas e transformadas em uma linda exposição. Ela estará aberta para a visitação de toda a comunidade.

O projeto segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1266

28/01/2023

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp