Notícias

Caminhoneiros se unem e lançam cooperativa de transporte em Extrema

19 de novembro de 2022

Foto: Ascom/Sebrae Minas

Cooperativa de Transporte e Logística de Extrema (CooperExtrema)

A Cooperativa de Transporte e Logística de Extrema (CooperExtrema) foi inaugurada nesta sexta-feira, dia 18 de novembro. A iniciativa surgiu da união de caminhoneiros autônomos e de pequenos empresários do setor de transporte, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Minas), da Prefeitura Municipal e do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).

Juntos, os 23 cooperados terão melhores condições de competir, disputar o mercado de fretes com grandes transportadoras e prestar serviço para as empresas e centros de distribuição instalados no município.

Segundo o presidente da CooperExtrema, Lucas Donizete, as dificuldades enfrentadas pelos caminhoneiros motivaram a união dos profissionais. “Esbarrávamos nas exigências apresentadas pelas empresas. Elas exigem qualificação, treinamentos e formalidades que podem ser atendidas por um prestador de serviço bem estruturado”.

Em 2021, alguns motoristas decidiram pedir apoio à Prefeitura de Extrema, que por sua vez convidou o Sebrae Minas para participar da criação de uma Central de Negócios, cujo objetivo é desenvolver a cooperação entre empresas do mesmo ramo, por meio de um processo coletivo para promover e ampliar o acesso a mercados, vendas, lucratividade e eficiência profissional.

A parceria entre Sebrae Minas e Prefeitura Municipal resultou em quase 400 horas de atividades entre treinamentos e palestras, ao longo de um ano e meio de trabalho. Outra conquista importante ocorreu em julho deste ano, com a criação do CNPJ da CooperExtrema, que permitiu aos cooperados usufruir de alguns benefícios, como compras coletivas e parcerias com fornecedores. Hoje, estes caminhoneiros podem abastecer em um posto de combustíveis da cidade com desconto de até R$ 0,50 por litro de óleo diesel.

Com o lançamento da CooperExtrema, os cooperados esperam negociar contratos com as grandes empresas do município, favorecendo o caminhoneiro autônomo e a pequena transportadora, com o recebimento do frete em sua totalidade, sem repasse para atravessadores.

“A CooperExtrema está preparada para prestar o serviço de transporte logístico de qualidade para a região”, ressaltou a analista do Sebrae Minas, Pâmela Carvalho Dias.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1258

03/12/2022

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp