Notícias

Campanha de vacinação contra a Covid-19 tem início em Extrema

A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou na quarta-feira, dia 20 de janeiro, em Extrema. O ato simbólico marcando o início do trabalho ocorreu no Hospital Municipal Dr. Roberto de Cunto, onde foram vacinados 10 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que estão atuando na linha de frente de combate à pandemia.

24 de janeiro de 2021

Fotos: Osmar Paulino e Ascom/Pref. Extrema

Técnica-de-Enfermagem-do-Pronto-Socorro-Municipal-Fernanda-Aparecida-Guedes-550×300

A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou na quarta-feira, dia 20 de janeiro, em Extrema. O ato simbólico marcando o início do trabalho ocorreu no Hospital Municipal Dr. Roberto de Cunto, onde foram vacinados 10 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que estão atuando na linha de frente de combate à pandemia.

O restante dos profissionais (técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas que atuam diretamente nos hospitais e prontos socorros) serão vacinados em outros locais no decorrer da semana.

A auxiliar de enfermagem Lucrécia de Nogueira Mendes, que atua na linha de frente, foi a primeira a receber a vacina contra a Covid-19 em Extrema. “Que privilégio ser a primeira pessoa a receber a vacina. Para todos da linha de frente é muito importante estarmos imunizados”.

O médico pediatra José Cardoso de Oliveira (Dr. Zezinho) também recebeu a primeira dose da vacina. “Fico muito agradecido e dou os parabéns para a administração porque nós temos o privilégio de sermos um dos primeiros a receber a vacina contra a Covid-19. Quanto mais pessoas vacinadas, menos chance de propagação do vírus”, disse. “Importante dizer que não podemos deixar os cuidados de lado, como uso de máscara, álcool gel 70% e distanciamento social”, enfatizou.

A técnica de Enfermagem do Pronto Socorro Municipal, Fernanda Aparecida Guedes, também conversou com a Gazeta da Cidade. “Eu não esperava que receberia tão logo a vacina e agora começou a vacinação, dando continuidade ao trabalho de combate ao vírus. Parabéns para a cidade e a todos que se esforçaram para conseguir as doses”.

Neste primeiro momento, o Governo de Minas Gerais enviou 299 doses da vacina para o município. Segundo a prefeitura, o público não deve buscar a vacinação agora, porque todos os vacinados serão convocados, de acordo com o fluxo de vacinação, sendo que as primeiras doses recebidas serão destinadas exclusivamente aos profissionais da linha de frente.

“Eu me sinto muito feliz pela Secretaria de Saúde poder estar vacinando os profissionais da linha de frente, que enfrentaram tantos obstáculos durante esses 10 meses frente à pandemia. Aproveitar para agradecer a todos e tranquilizar àqueles que não conseguirão se imunizar com essas 299 doses, em breve receberemos mais doses e estarão todos imunizados, assim como toda a população”, disse o prefeito de Extrema, João Batista.

“Receberemos novas doses e toda a população será vacinada”, afirmou a secretária de Saúde, Patrícia Carneiro. “Momento muito emocionante. Venceremos a Covid-19”, comemorou.

Para a coordenadora de Imunização e Epidemiologia, Márcia Andreia Pereira, o início da vacinação contra o novo coronavírus é também “começo de um novo ciclo, esperança de um novo começo”.

A segunda dose será aplicada depois de 14 dias da primeira. A vacina disponibilizada é a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp