Foto: Erasmo Salomão/MS
Crianças menores de cinco anos de idade devem tomar a vacina contra a pólio. O objetivo é manter o Brasil livre da circulação do poliovírus selvagem, causador da poliomielite (doença que afeta o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível).
Já o público-alvo da campanha de multivacinação abrange crianças e adolescentes menores de 15 anos, que não tenham recebido vacinas ou com esquemas vacinais incompletos. Nesses casos, precisa ser realizada a atualização da caderneta de vacinação, colocando em dia todas as doses necessárias.
Os pais ou responsáveis devem levar os documentos da criança e também o cartão de vacinação para aplicação da vacina injetável ou oral, mais conhecida como gotinha. Lembrando que as vacinas são disponibilizadas gratuitamente ao grupo prioritário através do Sistema Único de Saúde (SUS), com disponibilidade nas unidades de saúde de cada município.
Segundo órgãos de saúde, a população deve procurar a vacinação mesmo em meio à pandemia do coronavírus. Para informações sobre locais e horários da vacinação na sua cidade, entre em contato com a unidade de saúde mais próxima da sua casa.
receba a
Edição digitaldireto no seu
whatsapp