Notícias

Casa do Cidadão da Câmara dos Vereadores dobra a quantidade de atendimentos em 2019

24 de janeiro de 2020

Gráfico: Ascom/Câmara Itapeva

grafico_casadocidadao

Foi proeminente a quantidade de atendimentos realizados entre janeiro e dezembro de 2019 na Casa do Cidadão, que é um anexo da Câmara dos Vereadores de Extrema. Os números contabilizados no ano passado revelam um salto acima do que se projetou. Reflexo deste crescimento deu-se à rápida resposta aos cidadãos que procuraram os serviços que são oferecidos gratuitamente e ao atendimento que se tornou um dos principais motivos de preocupação da atual gestão do Legislativo.

Comparados a 2018, os atendimentos no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) registraram uma adição de quase 100%. Naquele período foram feitos 9.432 registros e em 2019 este número subiu para 18.265.

A diretora da Casa do Cidadão, Regina Lopes, disse que o trabalho consiste em comprometimento e envolvimento. “Somos uma equipe que trabalha direto com o público e, neste caso, a agilidade é primordial. Em todos os nossos setores temos metas a serem batidas com referências que ditam o ritmo do trabalho. A proeminência e a cordialidade são algumas destas posturas”, destacou. De acordo com ela, é gratificante planilhar resultados que apontam para o crescimento tanto na quantidade de atendimentos quanto na satisfação da comunidade. “Eu sinceramente acredito que, como servidores públicos, nos responsabilizamos por transformar e tornar a sociedade mais participativa e igualitária.  A atual legislatura da Câmara segue esse manual de trabalho que tem como foco o cidadão, nosso maior patrimônio”, frisou Regina Lopes.

O presidente da Câmara dos Vereadores, vereador Leandro Marinho, garante que o avanço, comparado a 2018, reflete o compromisso em bem atender e o respeito com cada caso. “O munícipe procura a Casa do Cidadão com questões que exigem uma atenção especial. A demanda pela procura nos serviços está sendo suprida por uma equipe altamente competente que prioriza o zelo em cuidar de cada caso com grande valia e carinho. O nosso funcionalismo tem como meta tirar o sorriso de quem procura tanto a Câmara dos Vereadores quanto a Casa do Cidadão. Satisfação sempre será o sobrenome do nosso trabalho porque a fidelidade com o atendimento de ponta é premissa seguida à risca por todo o Legislativo”, pontuou Leandro Marinho.

Serviços gratuitos

Na Casa do Cidadão são oferecidos serviços como orientação social e administrativa, informações sobre os direitos e benefícios relacionados à Previdência Social – Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sobre auxílio doença e cálculo de Guia da Previdência Social (GPS), além de muitos outros. No Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) são dadas informações que envolvem os direitos e deveres do consumidor. Já na Junta do Serviço Militar (JSM) é expedido o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), mais conhecido como Reservista. No Setor de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) pode-se obter a emissão da carteira de trabalho. O munícipe encontra ainda outros serviços gratuitos como a emissão de certidão de antecedentes criminais, segunda via de certidões de nascimento, de casamento e de óbito. Funciona também na Casa do Cidadão a Escola do Legislativo (Parlamento Jovem – PJ) que atua em parceria com as escolas da rede, a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC).

No Centro de Informática é disponibilizado o uso gratuito de internet. A ideia foi criada pela mesa diretora e visa beneficiar e integrar o munícipe ao ambiente virtual, além de promover a democratização do uso cibernético para toda a população.

A Casa do Cidadão funciona de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00 – sem intervalo para o almoço. O endereço é Rua João Mendes, 67, Centro. Mais informações podem ser obtidas no site www.camaraextrema.mg.gov.br ou pelos telefones (35) 3435-2052 e 3435-1648.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp